Out 252021
Para lançar o trabalho do projecto Cinema, cem anos de juventude 2021-2022, sobre o tema “Os motivos no Cinema”, e a seguir à projeção, de manhã, do filme “Onde Fica a Casa do Meu Amigo", de Abbas Kiarostami foram apresentados no dia 24 de Outubro de 2021 na Sala Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa os filmes-ensaio (filmes finais), realizados no âmbito do programa O Mundo À Nossa Volta — Cinema, Cem Anos de Juventude que decorreu ao longo do ano lectivo 2020-2021.
Foram mostrados neste encontro os filmes que os alunos das várias escolas realizaram a partir da questão de cinema este ano em trabalho: "O tempo no cinema?" - e das mesmas regras do jogo, assim como alguns dos filmes de outros países participantes, e todos falaram sobre os seus filmes com os alunos das outras escolas que participaram neste programa em 2020-2021 - mas também com os alunos que vão participar em 2021-2022 - e o público presente e responderam às perguntas que lhes foram colocadas.
Este ano vão participar neste projecto em Portugal 8 escolas (E. S. Matias Aires do concelho de Sintra, E. S. Camões, E.S. Marquês de Pombal e E. B. 2/3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco em Póvoa de Santa Iria, Escola Básica de Mértola em Mértola, Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício de Évora em Évora e E. S. de Serpa, em Serpa), que reuniram alunos, professores, cineastas e parceiros culturais.
Este projecto integra o programa pedagógico internacional Le Cinema, cent ans de Jeunesse que reune 15 países da Europa e do mundo em torna da mesma questão de cinema. Desde 2021 é coordenado pela associação francesa Cinéma, Cent Ans de Jeunesse!, em colaboração com Documentaire sur Grand Écran (Montreuil, França), de Ciné 104 (Patin, França) e Festival Côté Court.
Em Portugal o projecto conta com a colaboração da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e o apoio do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual e do Instituto Camões-CCP de Paris.