Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Abr 262019
 


Rafa, de João Salaviza (Portugal, 2012) e Mindenki (Canta) de Kristóf Deák (Hungria, 2016) serão apresentados na sessão de apresentação do programa europeu “Shortcut” que terá lugar na sala Luís de Pina da Cinemateca Portuguesa na próxima segunda-feira dia 29 de Abril, com início às 18h30 . 
 
Estas duas curtas-metragens fazem parte dos filmes que serão trabalhados no âmbito do programa “Shortcut". O programa europeu Shortcut (“Histórias Curtas, Grandes Questões”) é promovido pela Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej (Polónia) e centrado no filme de curta-metragem como objecto artístico e no seu encontro com as questões fundamentais da cidadania e da inclusão. 

Os Filhos de Lumière é a Associação responsável pela estratégia e o desenvolvimento do Shortcut em Portugal e insere-se numa rede constituída por quatro parceiros de quatro países que, para além de Portugal, são a Polónia, a Irlanda do Norte e a República Checa

Aproveitando o segundo encontro entre os parceiros deste projecto, a decorrer em Lisboa em 29 e 30 de Abril, e em que serão pensados os recursos pedagógicos das curtas-metragens que serão disponibilizadas pelo Shortcut para ser trabalhadas nas escolas (e fora delas) pelos formadores, professores, mediadores culturais e jovens; esta sessão será uma oportunidade de dar a conhecer o projecto em Portugal.

O projecto Shortcut tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.