Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Jan 172020
 


Decorreu no dia 16 de Janeiro de 2020 no CineTeatro do Seixal mais uma sessão da acção de formaço do projecto Shortcut, "O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir", com os professores e alunos Escola Secundária Dr.José Afonso.

Esta formação incide especialmente nas questões de cidadania e direitos humanos, dirigida a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade, procurando simultaneamente aprofundar a sétima arte como objecto artístico e modalidade de conhecimento da vida e do mundo. 

Nesta sessão foram apresentados os recursos pedagógicos do projectos Shortcut, visionados dois  filmes da colecção Shortcut - Os Olhos do Farol de Pedro Serrazina assim como uma curta-metragem da colecção CinEd - Luzinha (Petite Lumière) de Alain Gomis, projecção seguido de uma conversa com a formadora da associação Os Filhos de Lumière, Rossana Torres.

O programa europeu Shortcut (“Histórias Curtas, Grandes Questões”) é promovido pela Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej (Polónia) e centrado no filme de curta-metragem como objecto artístico e no seu encontro com as questões fundamentais da cidadania e da inclusão. 

Os Filhos de Lumière é responsável pela estratégia e o desenvolvimento do Shortcut em Portugal e insere-se numa rede constituída por quatro parceiros de quatro países que, para além de Portugal, são a Polónia, a Irlanda do Norte e a República Checa.

O projecto Shortcut tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.