Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Janeiro 2014 – Janeiro 2016

Jan
18
Sáb
2014
O MUNDO À NOSSA VOLTA – apresentação @ DNA Lisboa
Jan 18 @ 16:00 – 19:00

20140118_DNA_OMundoaNossaVolta

A Associação Os Filhos de Lumière apresenta no espaço DNA Lisboa um conjunto de sete filmes realizados no âmbito dos programas pedagógicos Cinema, cem anos de Juventude, O Primeiro Olhar e Filmar entre 2010 e 2013. Este evento contou com a presença dos realizadores e técnicos que conduziram estas actividades desenvolvidas em parceria com a Escola Secundária de Passos Manuel, a Escola E.B. Marquesa de Alorna, Junta de Freguesia de Santa Catarina, Universidade Sénior-Unisaber, Casa da Estrela – Centro de Promoção Juvenil, Cinemateca Francesa, Cinemateca Portuguesa. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (programas BIP-ZIP e Mais Cultura) e do ICA (Programa VER). A sessão assinalou ainda o início do projecto “O Mundo á Nossa Volta”, apoiado pelo programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, que terá lugar nas zonas de Lisboa, Moita e Serpa.

Mar
26
Qua
2014
Seminário Images/Sons & Sciences Sociales – Educação ao Cinema em bairros populares: a experiência de Os Filhos de Lumière @ Espace Culture - Université Lille 1
Mar 26 @ 09:30 – 12:30

O VALOR DA AMIZADE 01BLG2

EDUCAÇÃO AO CINEMA EM BAIRROS POPULARES : A EXPERIÊNCIA DE OS FILHOS DE LUMIERE, nos arredores a sul de Lisboa (Portugal) – com a presença dos cineastas Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet

Apresentação do projecto de educação ao cinema destinado a crianças e adolescentes que a associação Os Filhos de Lumière desenvolve na comunidade rural de Serpa (Alentejo) e nos bairros populares da Moita na periferia sul de Lisboa. Filmes de crianças e adolescentes apoiados por cineastas, Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet vêm testemunhar a sua experiência de artistas empenhados na transmissão do gesto cinematográfico na companhia de Jacques Lemière do Institut de sociologie e d’anthropologie de L’Université de Lille.

Qual o contexto social, cultural? Que relação habitual tem com as imagens e os sons? Que pedagogia é aplicada? Qual a relação no processo entre os artistas e os professores (nas escolas) destas crianças e destes jovens? Quais os efeitos desta educação ao cinema? E o que dizem e mostram estes filmes?

Em 2014, os dois dispositivos pedagógicos Cinema, cem anos de juventude e O Primeiro Olhar em desenvolvimento nas regiões de Lisboa, Moita e Serpa, integram o mais recente projecto desta associação “O Mundo á Nossa Volta” apoiado pelo Programa PARTIS / Práticas Artísticas para a Inclusão Social, um programa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Abr
2
Qua
2014
O MUNDO À NOSSA VOLTA no 7º ciclo de cinema do Mês da Prevençaõ dos Maus-Tratos na Infância @ Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
Abr 2 @ 16:00 – 19:30
CAJ2010 MOF MOITA 10BLG2
A Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) convidou este ano novamente a Associação Os Filhos de Lumière para organizar uma sessão de cinema no âmbito da Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos (MPMT2014) através do seu mais recente projecto ” O Mundo à Nossa Volta“.É esta sessão que vai abrir o programa geral da campanha e vai decorrer no dia 2 de Abril, das 16h às 19h30 no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras onde serão apresentados alguns filmes realizados no âmbito das oficinas da associação Os Filhos de Lumière.Para enriquecer e dinamizar a sessão a associação desafiou outras entidades com quem temos partilhado as nossas práticas artísticas através do programa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian: o Teatro Ibisco, o projecto Sons à Margem (música rap e hip-hop) e o MEF (Movimento de Expressão Fotográfica) para intervir através dos seus projectos.

Vão-se assim entrecruzar, filmes realizados em várias regiões (Lisboa, Porto, Moita, Serpa e Alès – França), pequenas situações teatrais construídas por jovens de Loures, músicas RAP e hip hop que vêm do Seixal, uma apresentação e mostra de fotografias tiradas pelos jovens dos Centros Educativos de todo o país através de máquinas construídas por eles próprios, cruzando tudo isso com conversas com o publico presente animadas pelos participantes das 4 entidades intervenientes.

Serão desta forma abordados temas que tocarão os jovens presentes quer tenham ou não participado nestes projectos e contamos que surjam ainda questões sobre como se tornar activo e participativo na sua comunidade através de actividades artísticas de forma a fazer face às suas próprias dificuldades, de crescimento, de inclusão, de se projectar no futuro, de bem estar consigo e com os outros.

Comentadores: Teresa Garcia (e equipa de Os Filhos de Lumière), Luis Rocha (Movimento de Expressão Fotográfica), Zezito e Catarina Aidos (Teatro Ibisco), Marco Balagueira e Rui Abreu (Sons à Margem), Ana Vasconcelos, PedopsiquiatraCom a participação dos autores, realizadores, actores, equipas técnicas  dos filmes apresentados
Out
2
Qui
2014
O MUNDO À NOSSA VOLTA @ Cineteatro Municipal de Serpa
Out 2 @ 18:00 – 19:30

P1140257BLG2

Serão apresentados nesta sessão filmes e exercícios realizados por jovens da região de Serpa, no âmbito do projeto ‘O Mundo à Nossa Volta‘, numa parceria entre a associação Cultural Os Filhos de Lumiére e a Câmara Municipal de Serpa. Este projeto, que tem vindo a ser desenvolvido em Serpa desde 2004, na Moita desde 2007 e em Lisboa desde 2008, integra as oficinas de sensibilização ao cinema ‘O Cinema Cem Anos de Juventude‘ e ‘O Primeiro Olhar’, e é apoiado pelo programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian (desde 2014).

PROGRAMA DA SESSÂO

Planos-Lumière 4’
4 exercícios de um minuto cada, realizados por jovens do Clube de Cinema de Vila Nova de São Bento, no âmbito do programa Cinema Cem Anos de Juventude 2013-2014.

Aconteceu no Jardim 6 ‘
Realizado em Serpa no âmbito do programa Cinema Cem Anos de Juventude 2013-2014.

Dança Turca 11’
Realizado por jovens da Escola EB Marquesa de Alorna em Lisboa, no âmbito do programa Cinema Cem Anos de Juventude 2013-2014

O Homem do Saco 10’
Realizado por jovens do Clube de Cinema da Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra (com alunos da Escola Secundária de Serpa e da Escola E.B. Abade Correia da Serra), no âmbito do programa Cinema Cem Anos de Juventude 2012-2013

Making-of do filme O Homem do Saco
Realizado durante a rodagem da oficina Cinema, Cem Anos de Juventude 2012-2013

Na Quinta 8’
Realizado em Serpa em parceria com a Câmara Municipal de Serpa no âmbito da oficina O Primeiro Olhar.

Dez
12
Sex
2014
O MUNDO À NOSSA VOLTA no Teatro do Bairro @ Teatro do Bairro
Dez 12 @ 15:00 – 18:00

Lian Xou 01BLG2

No âmbito das Comemorações Bairro Alto 501 anos organizadas pela ACBA, apresentação de filmes realizados por jovens e adultos da zona da Misericórdia durante várias oficinas orientadas por Os Filhos de Lumière (O Mundo à Nossa Volta, Cinema cem anos de juventude, O Primeiro Olhar, Filmar). A projeção conta com a presença dos realizadores, das equipas técnicas, dos actores e dos formadores e professores.

O Numero Recusado
Escola Secundária Passos Manuel – Cinema, cem anos de juventude 2013-2014

Olhar sobre Santa Catarina
Univerisade Senior / Unisaber 2013

O Jogo
O Primeiro Olhar 76 – Junta de Freguesia de Santa Catarina

Olhar Cruzados
Escola Secundária Passos Manuel – Cinema, cem anos de juventude 2012-2013

Lian Xou
Escola Secundária Passos Manuel – Cinema, cem anos de juventude 2010-2011

Porquê?
Escola Secundária Passos Manuel – Cinema, cem anos de juventude 2009-2010

Filmando “Porquê? (making of)
Escola Secundária Passos Manuel – Cinema, cem anos de juventude 2009-2010

Estas oficinas foram realizadas em parceria com a Escola Secundária Passos Manuel, o programa Mais Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia da Misericórdia, a Universidade Senior, a Cinemateca Portuguesa, a Cinémathèque Française, o DNA Lisboa.
com os apoios do ICA Programa Ver, da Câmara Municipal de Lisboa, do programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian. do Instituto Camões, do Institut Français du Portugal

Jan
9
Sex
2015
O MUNDO À NOSSA VOLTA no Centenário do Lyceu Passos Manuel @ Escola Secundária Passos Manuel
Jan 9 @ 11:00 – 12:30

O Numero RecusadoBLG2

No âmbito da comemoração dos 100 anos do Lyceu Passos Manuel dois filmes realizados pelo alunos  dos Grupos de Cinema foram apresentados na Escola Secundária Passos Manuel, em Lisboa, no sábado 9 de Janeiro de 2015:
O Numero Recusado

realizado em 2014 no âmbito do programa O Mundo à Nossa Volta / Cinema, cem anos de juventude 2013-2014

Olhar Cruzados

realizado em 2013 no âmbito do programa Cinema, cem anos de juventude 2012-2013

Jan
24
Sáb
2015
CINECLUBE DAS GAIVOTAS (7) Ariel de Aki Kaurismaki @ Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Jan 24 @ 15:30 – 18:00

Ariel aki00008

 

A Associação Os Filhos de Lumière criou o Cineclube das Gaivotas no espaço cultural, DNA Lisboa, no bairro de Santos. As sessões são quinzenais, aos sábados.

Este é um Cineclube para todos aqueles que ficaram interessados em continuar o trabalho que desenvolveram durante as oficinas do programa O Mundo à Nossa Volta onde participaram e será uma forma de aprenderem mais sobre cinema. Aqui terão oportunidade de ver filmes, conhecer outros jovens interessados em cinema, trocar ideias, gostos, organizar projeções e fazer mais filmes.

Todos os participantes no programa O Mundo à Nossa Volta estão convidados a participar nestas sessões.

A sétima sessão terá lugar no sábado 24 de Janeiro de 2015 às 15h30 na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, com o filme ‘Ariel’ de Aki Kaurismäki, no âmbito do ciclo Harvard na Gulbenkian

Fev
4
Qua
2015
MOVING CINEMA: Les 400 Coups de François Truffaut @ Cinemateca Portuguesa
Fev 4 @ 11:00 – 13:00

LES 400 COUPS

No âmbito do projecto Moving Cinema, apresentação do filme de François Truffaut “Les 400 Coups” (Os 400 Golpes).

Essa sessão contará com a presença de vários alunos e professores das diversas escolas onde a associação desenvolve as suas actividades.

Moving Cinema reune três entidades que há longa data se dedicam á sensibilização ao cinema dentro e fora da escola através do contacto com obras chave da história do cinema aliado á experimentação do acto de filmar com o apoio de cineastas e profissionais de cinema: “Os Filhos de Lumière” em Portugal, “A Bao A Qu” na Catalunha, em Espanha e “Meno Avylis” na Lituânia.

Esse projecto – que recebeu o apoio da Europa Criativa – tem como objectivo pensar e desenvolver através de metodologias comuns, de uma prática e reflexão conjunta, novas formas de olhar o cinema (nacional, europeu e do mundo) e de o apreciar como forma de expressão artística e de conhecimento do mundo.

Para além dos encontros, seminários, projecções, site comum, edições, etc., que irão reunir três países em torno de um objectivo comum, será realizado em cada país um programa ao longo do ano (projecções, encontros com realizadores, oficinas, criação de um cineclube ) que entrará em diálogo com os outros dois. Este projecto integra vários parceiros em cada país destacando-se em Portugal a Cinemateca Portuguesa e o DNA Lisboa onde irão decorrer grande parte das actividades previstas na região de Lisboa.

Estas actividades serão articuladas com os vários programas pedagógicos da associação Os Filhos de Lumière, nomeadamente O Mundo à Nossa Volta através das oficinas Cinema cem anos de Juventude, O Primeiro Olhar, o CineClube das Gaivotas, a fim de explorar todas as formas e métodos de sensibilização e conhecimento de uma arte que apela ao prazer de descobrir as obras, á reflexão, á expressão artística, ao diálogo e partilha com os outros sobre aquilo com que se interroga, á familiarização com os espaços culturais, intervenção, integração, etc.

O MUNDO À NOSSA VOLTA – filmes ensaio 2013.2014 @ Cinemateca Portuguesa
Fev 4 @ 15:30 – 18:00

O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema, cem anos de juventude: o plano-sequência – DANÇA TURCA – Escola E.B.2.3. Marquesa de Alorna – Lisboa

A Associação Os Filhos de Lumière apresenta, na Cinemateca Portuguesa, os filmes-ensaio realizados por alunos de escolas básicas e secundárias de Lisboa, Moita e Serpa, com o apoio de cineastas e técnicos de cinema, ao longo do projecto pedagógico Cinema, Cem Anos de Juventude 2014. Os temas dos filmes foram desenvolvidos a partir das suas ideias e questões próprias da idade, lugar e imaginários. Esta sessão, que inclui uma selecção de filmes realizados por alunos de outros países participantes neste projecto, conta com a presença dos seus autores. Todos os filmes reflectem o trabalho realizado sobre o que é o “plano-sequência” no cinema e seguiram as mesmas regras do jogo.

Coordenado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, este programa pedagógico é realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Cinemateca Francesa (que o coordena a nível internacional reunindo, através da reflexão e partilha dos resultados, os 11 países participantes) e é apoiado pelo programa PARTIS/F.C.Gulbenkian, ICA, as Câmaras Municipais de Lisboa, de Serpa e da Moita e o Centro Cultural Português em Paris.

Abr
13
Seg
2015
Moving Cinema: O Sangue de Pedro Costa @ Cine-Teatro Marques Duque - Mértola
Abr 13 @ 11:00 – 13:15
o sangue 05
Projecção do filme “O Sangue” de Pedro Costa  no Cine-Teatro de Mértola. Esta sessão, aberta ao público, conta com a presença dos jovens participantes do programa pedagógico O Mundo à Nossa Volta, de uma turma de 11ºano de Técnicos de Animação Cultural da Escola Profissional ALSUD e de Teresa Garcia e Rossana Torres, cineastas, responsáveis da associação Os Filhos de Lumière.
A associação Os Filhos de Lumière está a desenvolver o projecto Moving Cinema, em parceria com a associação “A Bao A Qu”, em Espanha, e “Meno Avilys”, na Lituânia. Este projecto é apoiado pela Europa Criativa – Sub-Programa Média e tem como objectivo principal desenvolver a literacia cinematográfica junto das crianças e jovens, tema que tem vindo a ser tão debatido  em toda a Europa.
Mai
15
Sex
2015
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema, cem anos de juventude – Escola E.B.2.3.Marquesa de Alorna – Filmes-ensaio @ Museu da República e da Resistência
Mai 15 @ 18:00 – 19:15
Os Irmãos 02-1
Apresentação dos filmes-ensaio realizados pelos alunos do Clube de Cinema da Escola E.B.2.3. Marquesa de Alorna no Museu da República e da Resistência, em Lisboa.
Este três filmes foram realizados no âmbito do programa pedagógico Cinema, cem ano de Juventude.
Cinema, cem anos de juventude 2011-2012 : A Parte do Real na Ficção
Cinema, cem anos de juventude 2012-2013 : Mettre en Scène
Mai
25
Seg
2015
MOVING CINEMA: O Sangue de Pedro Costa @ Cinemateca Portuguesa
Mai 25 @ 15:30 – 18:00

o sangue 01

Projecção do filme “O Sangue” de Pedro Costa. Esta sessão conta com a presença do realizador que irá falar sobre o seu processo de realização do filme e reflectir sobre isso com os jovens participantes.

A associação Os Filhos de Lumière está a desenvolver o projecto Moving Cinema, em parceria com a associação “A Bao A Qu”, em Espanha, e “Meno Avilys”, na Lituânia, a Cinemateca Portuguesa… Este projecto é apoiado pela Europa Criativa – Sub-Programa Média e tem como objectivo principal desenvolver a literacia cinematográfica junto das crianças e jovens, tema que tem vindo a ser tão debatido  em toda a Europa.

Mai
27
Qua
2015
CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE / O PRIMEIRO OLHAR: Os Filmes da Moita – Coimbra @ Casa da Esquina
Mai 27 @ 17:30 – 19:00

CCAJ 2009 MOITA Flamingos vo-1   Apresentaçõ de filmes realizados no âmbito dos programas pedagógicos O Primeiro Olhar e Cinema, cem anos de juventude, desde 2007 no concelho da Moita.

Jun
11
Qui
2015
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema, cem anos de juventude – CEA Vale da Amoreira @ CEA - Centro de Experimentação Artística
Jun 11 @ 21:30 – 23:00
Apresentação no Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, na Moita, os filmes-ensaio realizados por jovens da Escola EB 1 Vale da Amoreira e da Escola EB 2/3 Vale da Amoreira: “A Super Banda” e “As Amigos” assim como os respectivos Making of.

No ano lectivo 2014-2015 os alunos de 2º ano da Escola Básica de Vale da Amoreira e o clube de cinema da Escola Básica 2/3 de Vale da Amoreira participaram no projecto pedagógico de educação ao cinema “Cinema, Cem Anos de Juventude”.

O projecto que integra actualmente onze países (na Europa e além mar) mostra a importância de aliar a análise à prática, a formação do olhar com a experiência de criação. Durante um ano lectivo inteiro é explorada uma questão de cinema, neste caso “O Intervalo“.
Organizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, o programa pedagógico “Cinema, Cem Anos de Juventude” (que integra o programa mais vasto “O Mundo à Nossa Volta”) é realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Cinemateca Francesa e é apoiado pelo programa PARTIS / Fundação Calouste Gulbenkian, ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, pelas Câmaras Municipais de Lisboa, Serpa e Moita. Para além das entidades citadas, são ainda parceiros deste programa, entre outros: DNA Lisboa, Institut Français du Portugal, e todas as escolas participantes.
20150611 CCAJ 2015 Projecção Vale_1120427BLG2
Jul
5
Dom
2015
Filmes do Vale da Amoreira na Africa Mostra-se 2015 @ CEA - Centro de Experimentação Artística
Jul 5 @ 21:30 – 23:00

CAJ 2013 VALE AMOREIRA amizade intensaBLG2

Mostra dos filmes realizados pelos alunos da E.B. Vale da Amoreira Nº1 e E.B. 2.3 Vale da Amoreira no âmbito do projeto “O Cinema, cem anos de juventude” e “O Mundo à Nossa Volta” (anos letivos 2011 a 2015) e das oficinas “O Primeiro Olhar” (2007).

África Mostra-se no concelho da Moita, de 26 de Junho a 5 de Julho, é uma mostra de cinema e outras manifestações culturais, da dança à arte urbana, passando pela narração de contos, com a participação das diferentes comunidades locais. 

Tem como objetivo renovar as relações intercontinentais, tendo como base a criatividade, a inovação e o ponto de vista de quem vive, conhece e se interessa pelo continente africano.

Fruto de uma vontade coletiva de criar espaço e dar a conhecer criações artísticas provindas de África ou relacionadas de alguma forma com as culturas africanas, África Mostra-se teve a sua primeira edição em Lisboa (2011), chegando agora ao concelho da Moita, numa parceria entre a Câmara Municipal da Moita e a ZEBRA – cooperativa cultural.

Nov
28
Sáb
2015
O MUNDO À NOSSA VOLTA – O PRIMEIRO OLHAR 89 – Um Dia na Nossa Escola @ Faculdade de Psicologia - Instituto da Educação
Nov 28 @ 15:40 – 16:00

PRO89 Pestalozzi-10BLG2Apresentação de “Um Dia na Nossa Escola”(A escola aos nossos olhos) filme colectivo realizado durante O Primeiro Olhar 89 pelos alunos da turma de 4º ano do Jardim Infantil Pestalozzi, em Lisboa no âmbito de ” A Ciência e a Arte na Arte de Educar” , II Encontro da Fundação Lucinda Atalaya

Dez
2
Qua
2015
MOVING CINEMA: Malvadez de Luís Alvarães @ Moagem, Cidade do Engenho e das Artes
Dez 2 @ 14:30 – 17:00

Malvadez CARTAZ_MOVING_Foto2_BLG2

 

Malvadez, de Luís Alvarães será apresentado na quarta-feira 2 de Dezembro de 2015 às 14h30, na Moagem, Cidade do Engenho e das Artes, em Fundão na projecção-conversa com alunos do Agrupamento de Escolas de Fundão, no âmbito do programa Moving Cinema integrado no projecto No País do Cinema. A conversa com o público‐alvo terá a participação de Luís Alvarães, Rossana Torres, Luís Miguel Oliveira e Carlos Fernandes.

Esta sessão faz parte da terceira edição do ciclo Cinema Proibido organizado pelos Encontros Cinemtográficos.

 

NO PAÍS DO CINEMA | MOVING CINEMA
Ciclo de Projecções-Conversa dedicado ao jovens

Este projecto pretende desenvolver estratégias inovadoras para levar os jovens a descobrir e a conhecer o cinema nacional e europeu e a adquirir uma capacidade de análise e que venham ‐ graças a essa descoberta ‐ a adquirir a capacidade de ver e de apreciar o cinema. Uma das vertentes deste projecto prende‐se com a dinamização de várias projecções‐conversa dedicadas aos jovens.

Moving Cinema (2015‐2016): projecto desenvolvido em conjunto pela associação cultural Os Filhos de Lumière, com a associação Catalã À Bao à Qu, a associação Menos Avilis da Lituânia, o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido e a Cinémathèque Française, que conta com o apoio da Europa Criativa – sub‐programa Média e a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, ao qual os Encontros Cinematográficos (Município do Fundão / Associação Luzlinar) se associaram.

Coordenação: Carlos Fernandes, Teresa Garcia e Rossana Torres

Organização: Os Filhos de Lumière | Associação Luzlinar | Município do Fundão | Colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do Departamento de Comunicação e Artes da UBI e apoio da RTP.

Dez
14
Seg
2015
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Conferência “A Escola e o Cinema” @ Escola Secundária du Bocage
Dez 14 @ 15:00 – 18:00
Teresa Garcia e Rossana Torres foram convidadas a participar, em representação da Associação Os Filhos de Lumière, a conferência “A Escola e o Cinema” que teve lugar no dia 14 de Dezembro no
Auditório José Saramago da Escola Secundária du Bocage em Setúbal.
Uma sessão organizada pela coordenação do Clube de Cinema da Escola Secundária du Bocage, contou com a presença de representantes de outras escolas secundárias, da associação Apordoc e Serviço Educativo do DocLisboa, do Plano Nacional de Cinema da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas. Teve como temas de discussão “A Educação para o Cinema e o Audiovisual” com a presença do realizador Lauro António; “O Ensino (através) do Documentário” e “Praticas de educação cinematográfica em contexto educativo” que contou com a presença das realizadoras e formadoras das oficinas do projecto O Mundo à Nossa Volta.
Jan
19
Ter
2016
CINED – 2º Encontro dos Parceiros @ Associação Cultural Macondo
Jan 19 – Jan 22 all-day

20160120 CINED BUCAREST IMG_4853-1BLG2

Entre os dias 19 e 22 de Janeiro, decorreu em Bucareste, na Roménia, o segundo encontro do projecto CinEd, um programa de cooperação europeia em prol da educação para o cinema, promovido pelo Institut Français e da responsabilidade em Portugal, de Os Filhos de Lumière, em parceria nomeadamente com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a associação Luzlinar (Trancoso e Fundão), o Cinema Fora dos Leões (Évora) e a Entre Imagem (Mértola), e na Roménia de Macondo e Next.

Este encontro, orientado pela Nathalie Bourgeois, responsável pelo serviço pedagógico da Cinemateca Francesa, reuniu os parceiros de Portugal e Roménia, num momento que permitiu a discussão e reflexão sobre os cadernos pedagógicos que serão uma importante base de trabalho para professores, alunos e todos aqueles que se interessam pelo conhecimento dos filmes que farão parte do programa.

O CinEd, coordenado pelo Institut Français, associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.

Jan
27
Qua
2016
MOVING CINEMA: Le Havre de Aki Kaurismaki @ Cinemateca Portuguesa
Jan 27 @ 11:00 – 13:00

LE HAVRE Kaurismaki

Apresentação na sala Felix Ribeiro do filme “Le Havre” (2011), de Aki Kaurismaki. Sessão dedicada a todos os participantes nos projectos O Mundo à Nosa Volta (Cinema, cem anos de juventude e O Primeiro Olhar) e Moving Cinema.

“Le Havre” integra a selecção de filmes que serão apresentados nos outros países participantes no projecto Moving Cinema: Catalunha (Espanha), Lituânia, Escócia (Reino Unido), França e Portugal.

Os parceiros que integram o projecto Moving Cinema sãoA Bao A Qu (Catalunha/Espanha),  Os Filhos de Lumière(Portugal), Meno Avilys (Lituânia). A França (através da Cinemateca francesa) e  o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido)