Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Janeiro 2015 – Outubro 2016

Jan
24
Sáb
2015
CINECLUBE DAS GAIVOTAS (7) Ariel de Aki Kaurismaki @ Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Jan 24 @ 15:30 – 18:00

Ariel aki00008

 

A Associação Os Filhos de Lumière criou o Cineclube das Gaivotas no espaço cultural, DNA Lisboa, no bairro de Santos. As sessões são quinzenais, aos sábados.

Este é um Cineclube para todos aqueles que ficaram interessados em continuar o trabalho que desenvolveram durante as oficinas do programa O Mundo à Nossa Volta onde participaram e será uma forma de aprenderem mais sobre cinema. Aqui terão oportunidade de ver filmes, conhecer outros jovens interessados em cinema, trocar ideias, gostos, organizar projeções e fazer mais filmes.

Todos os participantes no programa O Mundo à Nossa Volta estão convidados a participar nestas sessões.

A sétima sessão terá lugar no sábado 24 de Janeiro de 2015 às 15h30 na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, com o filme ‘Ariel’ de Aki Kaurismäki, no âmbito do ciclo Harvard na Gulbenkian

Fev
4
Qua
2015
MOVING CINEMA: Les 400 Coups de François Truffaut @ Cinemateca Portuguesa
Fev 4 @ 11:00 – 13:00

LES 400 COUPS

No âmbito do projecto Moving Cinema, apresentação do filme de François Truffaut “Les 400 Coups” (Os 400 Golpes).

Essa sessão contará com a presença de vários alunos e professores das diversas escolas onde a associação desenvolve as suas actividades.

Moving Cinema reune três entidades que há longa data se dedicam á sensibilização ao cinema dentro e fora da escola através do contacto com obras chave da história do cinema aliado á experimentação do acto de filmar com o apoio de cineastas e profissionais de cinema: “Os Filhos de Lumière” em Portugal, “A Bao A Qu” na Catalunha, em Espanha e “Meno Avylis” na Lituânia.

Esse projecto – que recebeu o apoio da Europa Criativa – tem como objectivo pensar e desenvolver através de metodologias comuns, de uma prática e reflexão conjunta, novas formas de olhar o cinema (nacional, europeu e do mundo) e de o apreciar como forma de expressão artística e de conhecimento do mundo.

Para além dos encontros, seminários, projecções, site comum, edições, etc., que irão reunir três países em torno de um objectivo comum, será realizado em cada país um programa ao longo do ano (projecções, encontros com realizadores, oficinas, criação de um cineclube ) que entrará em diálogo com os outros dois. Este projecto integra vários parceiros em cada país destacando-se em Portugal a Cinemateca Portuguesa e o DNA Lisboa onde irão decorrer grande parte das actividades previstas na região de Lisboa.

Estas actividades serão articuladas com os vários programas pedagógicos da associação Os Filhos de Lumière, nomeadamente O Mundo à Nossa Volta através das oficinas Cinema cem anos de Juventude, O Primeiro Olhar, o CineClube das Gaivotas, a fim de explorar todas as formas e métodos de sensibilização e conhecimento de uma arte que apela ao prazer de descobrir as obras, á reflexão, á expressão artística, ao diálogo e partilha com os outros sobre aquilo com que se interroga, á familiarização com os espaços culturais, intervenção, integração, etc.

Abr
13
Seg
2015
Moving Cinema: O Sangue de Pedro Costa @ Cine-Teatro Marques Duque - Mértola
Abr 13 @ 11:00 – 13:15
o sangue 05
Projecção do filme “O Sangue” de Pedro Costa  no Cine-Teatro de Mértola. Esta sessão, aberta ao público, conta com a presença dos jovens participantes do programa pedagógico O Mundo à Nossa Volta, de uma turma de 11ºano de Técnicos de Animação Cultural da Escola Profissional ALSUD e de Teresa Garcia e Rossana Torres, cineastas, responsáveis da associação Os Filhos de Lumière.
A associação Os Filhos de Lumière está a desenvolver o projecto Moving Cinema, em parceria com a associação “A Bao A Qu”, em Espanha, e “Meno Avilys”, na Lituânia. Este projecto é apoiado pela Europa Criativa – Sub-Programa Média e tem como objectivo principal desenvolver a literacia cinematográfica junto das crianças e jovens, tema que tem vindo a ser tão debatido  em toda a Europa.
Mai
25
Seg
2015
MOVING CINEMA: O Sangue de Pedro Costa @ Cinemateca Portuguesa
Mai 25 @ 15:30 – 18:00

o sangue 01

Projecção do filme “O Sangue” de Pedro Costa. Esta sessão conta com a presença do realizador que irá falar sobre o seu processo de realização do filme e reflectir sobre isso com os jovens participantes.

A associação Os Filhos de Lumière está a desenvolver o projecto Moving Cinema, em parceria com a associação “A Bao A Qu”, em Espanha, e “Meno Avilys”, na Lituânia, a Cinemateca Portuguesa… Este projecto é apoiado pela Europa Criativa – Sub-Programa Média e tem como objectivo principal desenvolver a literacia cinematográfica junto das crianças e jovens, tema que tem vindo a ser tão debatido  em toda a Europa.

Dez
2
Qua
2015
MOVING CINEMA: Malvadez de Luís Alvarães @ Moagem, Cidade do Engenho e das Artes
Dez 2 @ 14:30 – 17:00

Malvadez CARTAZ_MOVING_Foto2_BLG2

 

Malvadez, de Luís Alvarães será apresentado na quarta-feira 2 de Dezembro de 2015 às 14h30, na Moagem, Cidade do Engenho e das Artes, em Fundão na projecção-conversa com alunos do Agrupamento de Escolas de Fundão, no âmbito do programa Moving Cinema integrado no projecto No País do Cinema. A conversa com o público‐alvo terá a participação de Luís Alvarães, Rossana Torres, Luís Miguel Oliveira e Carlos Fernandes.

Esta sessão faz parte da terceira edição do ciclo Cinema Proibido organizado pelos Encontros Cinemtográficos.

 

NO PAÍS DO CINEMA | MOVING CINEMA
Ciclo de Projecções-Conversa dedicado ao jovens

Este projecto pretende desenvolver estratégias inovadoras para levar os jovens a descobrir e a conhecer o cinema nacional e europeu e a adquirir uma capacidade de análise e que venham ‐ graças a essa descoberta ‐ a adquirir a capacidade de ver e de apreciar o cinema. Uma das vertentes deste projecto prende‐se com a dinamização de várias projecções‐conversa dedicadas aos jovens.

Moving Cinema (2015‐2016): projecto desenvolvido em conjunto pela associação cultural Os Filhos de Lumière, com a associação Catalã À Bao à Qu, a associação Menos Avilis da Lituânia, o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido e a Cinémathèque Française, que conta com o apoio da Europa Criativa – sub‐programa Média e a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, ao qual os Encontros Cinematográficos (Município do Fundão / Associação Luzlinar) se associaram.

Coordenação: Carlos Fernandes, Teresa Garcia e Rossana Torres

Organização: Os Filhos de Lumière | Associação Luzlinar | Município do Fundão | Colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do Departamento de Comunicação e Artes da UBI e apoio da RTP.

Jan
27
Qua
2016
MOVING CINEMA: Le Havre de Aki Kaurismaki @ Cinemateca Portuguesa
Jan 27 @ 11:00 – 13:00

LE HAVRE Kaurismaki

Apresentação na sala Felix Ribeiro do filme “Le Havre” (2011), de Aki Kaurismaki. Sessão dedicada a todos os participantes nos projectos O Mundo à Nosa Volta (Cinema, cem anos de juventude e O Primeiro Olhar) e Moving Cinema.

“Le Havre” integra a selecção de filmes que serão apresentados nos outros países participantes no projecto Moving Cinema: Catalunha (Espanha), Lituânia, Escócia (Reino Unido), França e Portugal.

Os parceiros que integram o projecto Moving Cinema sãoA Bao A Qu (Catalunha/Espanha),  Os Filhos de Lumière(Portugal), Meno Avilys (Lituânia). A França (através da Cinemateca francesa) e  o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido)

Abr
15
Sex
2016
NO PAÍS DO CINEMA – CINED – MOVING CINEMA : Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto @ Auditório Soror Mariana
Abr 15 @ 21:30 – 23:45

Uma Pedra no Bolso

Sessão seguida de conversa com as cineastas Teresa Garcia e Rossana Torres da Associação Os Filhos de Lumière, organizada em parceria com o Cinema-Fora-dos-Leões, no âmbito dos programas europeus CinEd e Moving Cinema-

Jun
17
Sex
2016
NO PAÍS DO CINEMA/MOVING CINEMA – Lacrau de João Vladimiro @ Auditorio Soror Mariana
Jun 17 @ 21:30 – 23:30

20160617 No Pais do Cinema LacrauBLG2Lacrau” de João Vladimiro, será apresentado com a presença e apresentação do realizador, na sexta-feira 17 de Junho de 2016 às 21h30 no Auditório Soror Mariana, em Évora, na programação de “Cinema-fora-dos Leões.  Sessão integrada nos projectos “No País do Cinema” e “Moving Cinema“, da Associação Os Filhos de Lumière.

Jul
13
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED – A Rapariga mais Feliz do Mundo de Radu Jude @ Polo Cultural das Gaivotas/Boavista
Jul 13 @ 21:30 – 23:30
Happiest Girl in the WorldBLG2
A Rapariga mais Feliz do Mundo, de Radu Jude (Roménia, 2009), será apresentado na quarta-feira 13 de Julho de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, em Lisboa.
Esta segunda sessão do ciclo de cinema No País do Cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será a primeira projecção ao ar livre de um conjunto de seis, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.
Este filme integra ainda o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.
O CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.
Jul
20
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA/MOVING CINEMA – Le Havre de Aki Kaurismaki @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Jul 20 @ 18:00 – 20:30

LE HAVRE Kaurismaki

 

Apresentação do filme filme “Le Havre” (2011), de Aki Kaurismaki.

O projecto No País do Cinema é uma parceria entre Os Filhos de Lumiére, em Lisboa, e o Cinema Fora dos Leões, em Évora. Surge da vontade de dar a conhecer a arte cinematográfica como meio de expressão, de conhecimento, de intervenção, de partilha e de diálogo com os outros, e de fortalecer laços entre a comunidade onde cada uma está sediada.

Em Évora, foram já realizadas duas sessões, onde foram apresentados os filmes “Uma Pedra no Bolso” de Joaquim Pinto” e “Lacrau” de João Vladimiro.

Esta será a terceira sessão do ciclo que se prolongará até Dezembro, e está integrada no projecto europeu Moving Cinema

Ago
10
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – Pedro o louco, de Jean-Luc Godard @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Ago 10 @ 21:30 – 23:45
pierrot-le-fou
Pedro o Louco (Pierrot le Fou), de Jean-Luc Godard, será apresentado na quarta-feira 10 de Agosto de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, em Lisboa, na quarta sessão do ciclo de cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora.
Esta sessão integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será já a terceira projecção ao ar livre de um conjunto de cinco, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema.
Ago
24
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Os Chapéus de Chuva de Cherbourgo, de Jacques Demy @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Ago 24 @ 21:30 – 23:45

les parapluies

Quinta sessão do ciclo No País do Cinema, organizada com o apoio do Institut Français du Portugal.

Esta será a penúltima sessão integrada na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco.

Este filme integra o programa europeu Moving Cinema.

Ago
31
Qua
2016
NO PÁIS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Jacquot de Nantes, de Agnès Varda @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Ago 31 @ 21:30 – 23:45

JACQUOT-DE-NANTES-3BLG2

Sexta sessão do ciclo No País do Cinema, organizada em parceria com o Institut Français du Portugal.

No final da sessão, haverá um diálogo aberto entre o público, dinamizado pelos membros da associação Os Filhos de Lumière.

 Este filme integra o programa europeu Moving Cinema.

 Filme legendado em português – entrada é livre.

Set
7
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – O Capacete Dourado, de Jorge Cramez @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Set 7 @ 21:30 – 23:30
capacetedourado1
O Capacete Dourado, de Jorge Cramez, será apresentado na quarta-feira 7 de Setembro de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, em Lisboa, na quinta sessão do ciclo de cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora.
Esta sessão do projecto “No País do Cinema” da associação Os Filhos de Lumière, integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será a ultima projecção ao ar livre de um conjunto de cinco, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.Este filme integra o programa europeus Moving Cinema et tem o apoio do ICA.Próxima sessão: “O Espírito da Colmeia” de Víctor Erice, dia 14 de Setembro, às 18h00 na Rua das Gaivotas 6.

Set
9
Sex
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Zero em Comportamento, de Jean Vigo @ Auditório Soror Mariana
Set 9 @ 21:30 – 23:30

ZEROCONDUITE-12BLG2

Apresentação do filme de Jean Vigo, Zéro de Conduite (Zero em Comportamento) no âmbito do ciclo No País do Cinema.

Set
14
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – O Espirito da Colmeia, de Victor Erice @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Set 14 @ 18:00 – 20:30

el_espiritu_de_la_colmena_02

Oitava sessão do ciclo No País do Cinema em Lisboa, na Rua das Gaivotas 6.

O ciclo prolongar-se-á até Dezembro com programação mensal na Rua das Gaivotas 6. 

 

Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema

Out
5
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED – Shelter de Dragomir Sholev @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Out 5 @ 18:00 – 20:15
Shelter 02
Shelter, de Dragomir Sholev, será apresentado na quarta-feira, 5 de Outubro de 2016, às 18h00, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, no âmbito do ciclo No País do Cinema, da associação Os Filhos de Lumière em Lisboa e do Cinema-Fora-dos Leões em Évora.

Este filme integra o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.

CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.
Out
6
Qui
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – El Sur, de Victor Erice @ Auditório Soror Mariana
Out 6 @ 21:30 – 23:30
EL_SUR46BLG2
El Sur, de Victor Erice, será apresentado na quinta-feira 6 Outubro de 2016 às 21h30 no Auditório Soror Mariana, em Évora, na programação de “Cinema-fora-dos Leões.
Sessão integrada nos projectos “No País do Cinema” e “Moving Cinema“, da Associação Os Filhos de Lumière, e com apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e do Instituto Cervantes.
Out
13
Qui
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Filmes de Fernando Lopes, Mark John Ostrowski e Teresa Garica @ Auditório Soror Mariana
Out 13 @ 21:30 – 23:30
casa-esq-o-lagoblg2
As Pedras e o Tempo (1961), de Fernando Lopes, Évora (2012), de Mark John Ostrowski e A Casa Esquecida (2004), de Teresa Garcia, serão apresentados na programação do “Cinema-fora-dos Leões.
Sessão integrada nos projectos “No País do Cinema” e “Moving Cinema“, da Associação Os Filhos de Lumière e no ciclo “Sul. Visões e Representações”, da programação paralela à Exposição Habitar Portugal 12-14 (2) patente no Fórum Eugénio de Almeida e conta com apoio do ICA Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
Out
15
Sáb
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – Em Construção, de José Luis Guerin @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Out 15 @ 21:00 – 23:45

en-construccion-01blg2

No âmbito de uma parceria com o Arquitecturas Film Festival, exibição do filme Em Construção (En Construcción) de José Luis Guerin seguido de uma conversa com os convidados José Manuel Martins, João Soares e Jorge Branquinho com curadoria de Luís Ferro.

Conversa

Para além da renovação do ambiente físico construído, a reabilitação urbana pressupõe uma profunda e invisível transformação interior. De acordo com Pierre Nora, a memória humana está ancorada aos espaços que habitamos física e mentalmente (Nora, 1989), e a sua transformação implica necessariamente uma revisão das noções de identidade e de memória individual e coletiva, uma vez que esses lugares são os fios que unem o passado ao presente. Os filmes En Construcción (2001) e Henriqueta, Uma Cartografia Íntima (2008-2012) exploram as noções de identidade e memória associadas à reabilitação urbana e serão comentados por um coletivo de cineastas e académicos ligados aos domínios da Arquitetura, Cinema, Filosofia e Sociologia.

Curadoria de Luís Ferro
Produção:Os Filhos de Lumière
Parcerias Institucionais: Coleção B e RUA DAS GAIVOTAS 6

Convidados:
José Manuel Martins (Diretor do Departamento de Filosofia da UÉ),
João Soares (Diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura da UÉ)
Jorge Branquinho (Cinema-fora-dos Leões)

Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema