Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Janeiro 2015 – Outubro 2016

Jan
24
Sáb
2015
CINECLUBE DAS GAIVOTAS (7) Ariel de Aki Kaurismaki @ Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Jan 24 @ 15:30 – 18:00

Ariel aki00008

 

A Associação Os Filhos de Lumière criou o Cineclube das Gaivotas no espaço cultural, DNA Lisboa, no bairro de Santos. As sessões são quinzenais, aos sábados.

Este é um Cineclube para todos aqueles que ficaram interessados em continuar o trabalho que desenvolveram durante as oficinas do programa O Mundo à Nossa Volta onde participaram e será uma forma de aprenderem mais sobre cinema. Aqui terão oportunidade de ver filmes, conhecer outros jovens interessados em cinema, trocar ideias, gostos, organizar projeções e fazer mais filmes.

Todos os participantes no programa O Mundo à Nossa Volta estão convidados a participar nestas sessões.

A sétima sessão terá lugar no sábado 24 de Janeiro de 2015 às 15h30 na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, com o filme ‘Ariel’ de Aki Kaurismäki, no âmbito do ciclo Harvard na Gulbenkian

Dez
2
Qua
2015
MOVING CINEMA: Malvadez de Luís Alvarães @ Moagem, Cidade do Engenho e das Artes
Dez 2 @ 14:30 – 17:00

Malvadez CARTAZ_MOVING_Foto2_BLG2

 

Malvadez, de Luís Alvarães será apresentado na quarta-feira 2 de Dezembro de 2015 às 14h30, na Moagem, Cidade do Engenho e das Artes, em Fundão na projecção-conversa com alunos do Agrupamento de Escolas de Fundão, no âmbito do programa Moving Cinema integrado no projecto No País do Cinema. A conversa com o público‐alvo terá a participação de Luís Alvarães, Rossana Torres, Luís Miguel Oliveira e Carlos Fernandes.

Esta sessão faz parte da terceira edição do ciclo Cinema Proibido organizado pelos Encontros Cinemtográficos.

 

NO PAÍS DO CINEMA | MOVING CINEMA
Ciclo de Projecções-Conversa dedicado ao jovens

Este projecto pretende desenvolver estratégias inovadoras para levar os jovens a descobrir e a conhecer o cinema nacional e europeu e a adquirir uma capacidade de análise e que venham ‐ graças a essa descoberta ‐ a adquirir a capacidade de ver e de apreciar o cinema. Uma das vertentes deste projecto prende‐se com a dinamização de várias projecções‐conversa dedicadas aos jovens.

Moving Cinema (2015‐2016): projecto desenvolvido em conjunto pela associação cultural Os Filhos de Lumière, com a associação Catalã À Bao à Qu, a associação Menos Avilis da Lituânia, o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido e a Cinémathèque Française, que conta com o apoio da Europa Criativa – sub‐programa Média e a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, ao qual os Encontros Cinematográficos (Município do Fundão / Associação Luzlinar) se associaram.

Coordenação: Carlos Fernandes, Teresa Garcia e Rossana Torres

Organização: Os Filhos de Lumière | Associação Luzlinar | Município do Fundão | Colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do Departamento de Comunicação e Artes da UBI e apoio da RTP.

Mar
19
Sáb
2016
MOVING CINEMA – Jovens Programadores – Stromboli de Roberto Rossellini @ Cinemateca Portuguesa
Mar 19 @ 18:30 – 20:30

Stromboli-Vulcano_01

Os “jovens programadores” do Clube de Cinema das Gaivotas vão apresentar Stromboli de Roberto Rossellini.

As programações de cinema feitas pelos jovens e para os jovens têm um valor duplo: a formação profunda dos jovens que fazem parte do grupo de programadores (Cineclube das Gaivotas), e por outro lado a inovação na forma de ir ao encontro dos jovens espectadores em geral.

A programação de filmes implica ver os mesmos com atenção, de modo a conhecer o trabalho dos realizadores, estabelecer relações, pensar como apresentar o filme ao público: as formas de acompanhá-lo, divulgá-lo, e assim possibilitar a descoberta e a apreciação do mesmo. Ao desenvolver estes processos, os jovens programadores criam uma ligação particular com o cinema que veem e programam, e transmitem a outros jovens.

Os parceiros que integram o projecto Moving Cinema sãoA Bao A Qu (Catalunha/Espanha),  Os Filhos de Lumière(Portugal), Meno Avilys (Lituânia). A França (através da Cinemateca francesa) e  o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido)

Abr
15
Sex
2016
NO PAÍS DO CINEMA – CINED – MOVING CINEMA : Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto @ Auditório Soror Mariana
Abr 15 @ 21:30 – 23:45

Uma Pedra no Bolso

Sessão seguida de conversa com as cineastas Teresa Garcia e Rossana Torres da Associação Os Filhos de Lumière, organizada em parceria com o Cinema-Fora-dos-Leões, no âmbito dos programas europeus CinEd e Moving Cinema-

Mai
18
Qua
2016
MOVING CINEMA – Cineclube das Gaivotas – Uma Rapariga no Verão de Vitor Gonçalves @ Cinemateca Portuguesa
Mai 18 @ 15:30 – 18:30

UMA RAPARIGA NO VERÃO-01

Sessão de cinema organizada pelo Cineclube das Gaivotas, formado em 2014 por um grupo de jovens com idades entre os 15 e os 19 anos que, vêem e discutem filmes escolhidos por eles próprios, e programam filmes que são apresentados em sessões públicas, pensadas, organizadas e divulgadas pelos mesmos. O filme escolhido para esta sessão foi “Uma Rapariga no Verão” de Vitor Gonçalves.

Há cerca de dois anos, o grupo começou a programar sessões privadas na Sala Luís de Pina na Cinemateca Portuguesa, todos os sábados à mesma hora. O entusiasmo cresceu e o Cineclube expandiu-se. Em 2016, o diálogo e sinergia com outros grupos de jovens programadores europeus, fez com que se iniciasse uma série de sessões abertas ao público com o objectivo de difundir e compreender o cinema.

O Cineclube das Gaivotas resultou de uma proposta da associação cultural Os Filhos de Lumière, no âmbito do projecto europeu Moving Cinema, que visa desenvolver estratégias que ajudem os jovens a descobrir, a conhecer e a gostar do cinema nacional e do mundo, através da criação de grupos de jovens programadores, projecções-conversas, encontros e outras actividades pedagógicas desenvolvidas com jovens.

Integram este projecto para além de Os Filhos de Lumière (Portugal), A Bao A Qu (Espanha), a Meno Avilys(Lituânia), a Cinemateca Francesa (França) e o Center of Moving Image (Escócia) com o apoio da Europa Criativa – subprograma Media e em parceria com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, BIP/ZIP,  aRua das Gaivotas 6 (Lisboa), a CML entre outros parceiros de várias regiões.

Jun
17
Sex
2016
NO PAÍS DO CINEMA/MOVING CINEMA – Lacrau de João Vladimiro @ Auditorio Soror Mariana
Jun 17 @ 21:30 – 23:30

20160617 No Pais do Cinema LacrauBLG2Lacrau” de João Vladimiro, será apresentado com a presença e apresentação do realizador, na sexta-feira 17 de Junho de 2016 às 21h30 no Auditório Soror Mariana, em Évora, na programação de “Cinema-fora-dos Leões.  Sessão integrada nos projectos “No País do Cinema” e “Moving Cinema“, da Associação Os Filhos de Lumière.

Jul
13
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED – A Rapariga mais Feliz do Mundo de Radu Jude @ Polo Cultural das Gaivotas/Boavista
Jul 13 @ 21:30 – 23:30
Happiest Girl in the WorldBLG2
A Rapariga mais Feliz do Mundo, de Radu Jude (Roménia, 2009), será apresentado na quarta-feira 13 de Julho de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, em Lisboa.
Esta segunda sessão do ciclo de cinema No País do Cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será a primeira projecção ao ar livre de um conjunto de seis, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.
Este filme integra ainda o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.
O CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.
Jul
16
Sáb
2016
MOVING CINEMA – Jovens Programadores – Grazuolé (A Menina) de Arūnas Žebriūnas @ Cinemateca Portuguesa
Jul 16 @ 18:00 – 20:00

Grazuole2 Os “jovens programadores” do Clube de Cinema das Gaivotas vão apresentar Grazuolé de Arūnas Žebriūnas

O título do filme de Arūnas Žebriūnas refere o nome da sua jovem protagonista de nove anos, que enfrenta a estigmatização de outras crianças na escola por supostos problemas familiares. No contexto soviético dos anos sessenta, Gražuolé (estreado em 1969) detém‐se na relação entre pais e lhos, na vulnerabilidade das relações humanas, e na crueldade própria da infância. Conhecido internacionalmente como “Beauty” ou “The Beautiful Girl”. Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital. (in programa da Cinemateca – Julho 2016)

As programações de cinema feitas pelos jovens e para os jovens têm um valor duplo: a formação profunda dos jovens que fazem parte do grupo de programadores (Cineclube das Gaivotas), e por outro lado a inovação na forma de ir ao encontro dos jovens espectadores em geral.

A programação de filmes implica ver os mesmos com atenção, de modo a conhecer o trabalho dos realizadores, estabelecer relações, pensar como apresentar o filme ao público: as formas de acompanhá-lo, divulgá-lo, e assim possibilitar a descoberta e a apreciação do mesmo. Ao desenvolver estes processos, os jovens programadores criam uma ligação particular com o cinema que veem e programam, e transmitem a outros jovens.

Os parceiros que integram o projecto Moving Cinema sãoA Bao A Qu (Catalunha/Espanha),  Os Filhos de Lumière(Portugal), Meno Avilys (Lituânia). A França (através da Cinemateca francesa) e  o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido)

Jul
20
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA/MOVING CINEMA – Le Havre de Aki Kaurismaki @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Jul 20 @ 18:00 – 20:30

LE HAVRE Kaurismaki

 

Apresentação do filme filme “Le Havre” (2011), de Aki Kaurismaki.

O projecto No País do Cinema é uma parceria entre Os Filhos de Lumiére, em Lisboa, e o Cinema Fora dos Leões, em Évora. Surge da vontade de dar a conhecer a arte cinematográfica como meio de expressão, de conhecimento, de intervenção, de partilha e de diálogo com os outros, e de fortalecer laços entre a comunidade onde cada uma está sediada.

Em Évora, foram já realizadas duas sessões, onde foram apresentados os filmes “Uma Pedra no Bolso” de Joaquim Pinto” e “Lacrau” de João Vladimiro.

Esta será a terceira sessão do ciclo que se prolongará até Dezembro, e está integrada no projecto europeu Moving Cinema

Ago
10
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – Pedro o louco, de Jean-Luc Godard @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Ago 10 @ 21:30 – 23:45
pierrot-le-fou
Pedro o Louco (Pierrot le Fou), de Jean-Luc Godard, será apresentado na quarta-feira 10 de Agosto de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, em Lisboa, na quarta sessão do ciclo de cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora.
Esta sessão integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será já a terceira projecção ao ar livre de um conjunto de cinco, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema.
Ago
24
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Os Chapéus de Chuva de Cherbourgo, de Jacques Demy @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Ago 24 @ 21:30 – 23:45

les parapluies

Quinta sessão do ciclo No País do Cinema, organizada com o apoio do Institut Français du Portugal.

Esta será a penúltima sessão integrada na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco.

Este filme integra o programa europeu Moving Cinema.

Ago
31
Qua
2016
NO PÁIS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Jacquot de Nantes, de Agnès Varda @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Ago 31 @ 21:30 – 23:45

JACQUOT-DE-NANTES-3BLG2

Sexta sessão do ciclo No País do Cinema, organizada em parceria com o Institut Français du Portugal.

No final da sessão, haverá um diálogo aberto entre o público, dinamizado pelos membros da associação Os Filhos de Lumière.

 Este filme integra o programa europeu Moving Cinema.

 Filme legendado em português – entrada é livre.

Set
7
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – O Capacete Dourado, de Jorge Cramez @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Set 7 @ 21:30 – 23:30
capacetedourado1
O Capacete Dourado, de Jorge Cramez, será apresentado na quarta-feira 7 de Setembro de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, em Lisboa, na quinta sessão do ciclo de cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora.
Esta sessão do projecto “No País do Cinema” da associação Os Filhos de Lumière, integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será a ultima projecção ao ar livre de um conjunto de cinco, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.Este filme integra o programa europeus Moving Cinema et tem o apoio do ICA.Próxima sessão: “O Espírito da Colmeia” de Víctor Erice, dia 14 de Setembro, às 18h00 na Rua das Gaivotas 6.

Set
9
Sex
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Zero em Comportamento, de Jean Vigo @ Auditório Soror Mariana
Set 9 @ 21:30 – 23:30

ZEROCONDUITE-12BLG2

Apresentação do filme de Jean Vigo, Zéro de Conduite (Zero em Comportamento) no âmbito do ciclo No País do Cinema.

Set
14
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – O Espirito da Colmeia, de Victor Erice @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Set 14 @ 18:00 – 20:30

el_espiritu_de_la_colmena_02

Oitava sessão do ciclo No País do Cinema em Lisboa, na Rua das Gaivotas 6.

O ciclo prolongar-se-á até Dezembro com programação mensal na Rua das Gaivotas 6. 

 

Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema

Out
5
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED – Shelter de Dragomir Sholev @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Out 5 @ 18:00 – 20:15
Shelter 02
Shelter, de Dragomir Sholev, será apresentado na quarta-feira, 5 de Outubro de 2016, às 18h00, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, no âmbito do ciclo No País do Cinema, da associação Os Filhos de Lumière em Lisboa e do Cinema-Fora-dos Leões em Évora.

Este filme integra o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.

CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.
Out
6
Qui
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – El Sur, de Victor Erice @ Auditório Soror Mariana
Out 6 @ 21:30 – 23:30
EL_SUR46BLG2
El Sur, de Victor Erice, será apresentado na quinta-feira 6 Outubro de 2016 às 21h30 no Auditório Soror Mariana, em Évora, na programação de “Cinema-fora-dos Leões.
Sessão integrada nos projectos “No País do Cinema” e “Moving Cinema“, da Associação Os Filhos de Lumière, e com apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e do Instituto Cervantes.
Out
13
Qui
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Filmes de Fernando Lopes, Mark John Ostrowski e Teresa Garica @ Auditório Soror Mariana
Out 13 @ 21:30 – 23:30
casa-esq-o-lagoblg2
As Pedras e o Tempo (1961), de Fernando Lopes, Évora (2012), de Mark John Ostrowski e A Casa Esquecida (2004), de Teresa Garcia, serão apresentados na programação do “Cinema-fora-dos Leões.
Sessão integrada nos projectos “No País do Cinema” e “Moving Cinema“, da Associação Os Filhos de Lumière e no ciclo “Sul. Visões e Representações”, da programação paralela à Exposição Habitar Portugal 12-14 (2) patente no Fórum Eugénio de Almeida e conta com apoio do ICA Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
Out
15
Sáb
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – Em Construção, de José Luis Guerin @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Out 15 @ 21:00 – 23:45

en-construccion-01blg2

No âmbito de uma parceria com o Arquitecturas Film Festival, exibição do filme Em Construção (En Construcción) de José Luis Guerin seguido de uma conversa com os convidados José Manuel Martins, João Soares e Jorge Branquinho com curadoria de Luís Ferro.

Conversa

Para além da renovação do ambiente físico construído, a reabilitação urbana pressupõe uma profunda e invisível transformação interior. De acordo com Pierre Nora, a memória humana está ancorada aos espaços que habitamos física e mentalmente (Nora, 1989), e a sua transformação implica necessariamente uma revisão das noções de identidade e de memória individual e coletiva, uma vez que esses lugares são os fios que unem o passado ao presente. Os filmes En Construcción (2001) e Henriqueta, Uma Cartografia Íntima (2008-2012) exploram as noções de identidade e memória associadas à reabilitação urbana e serão comentados por um coletivo de cineastas e académicos ligados aos domínios da Arquitetura, Cinema, Filosofia e Sociologia.

Curadoria de Luís Ferro
Produção:Os Filhos de Lumière
Parcerias Institucionais: Coleção B e RUA DAS GAIVOTAS 6

Convidados:
José Manuel Martins (Diretor do Departamento de Filosofia da UÉ),
João Soares (Diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura da UÉ)
Jorge Branquinho (Cinema-fora-dos Leões)

Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema

 

Out
16
Dom
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Henriqueta. Uma Cartografia Íntima, de Susana Mourão, Marta Galvão Lucas @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Out 16 @ 17:00 – 19:00

henriqueta-01

 

No âmbito de uma parceria com o Arquitecturas Film Festival, exibição do filme “Henriqueta. Uma Cartografia Íntima” seguido de uma conversa com os convidados Susana Mourão, Marta Galvão Lucas e José Alberto Ferreira com curadoria de Luís Ferro.

Conversa

Para além da renovação do ambiente físico construído, a reabilitação urbana pressupõe uma profunda e invisível transformação interior. De acordo com Pierre Nora, a memória humana está ancorada aos espaços que habitamos física e mentalmente (Nora, 1989), e a sua transformação implica necessariamente uma revisão das noções de identidade e de memória individual e coletiva, uma vez que esses lugares são os fios que unem o passado ao presente. Os filmes En Construcción (2001) e Henriqueta, Uma Cartografia Íntima (2008-2012) exploram as noções de identidade e memória associadas à reabilitação urbana e serão comentados por um coletivo de cineastas e académicos ligados aos domínios da Arquitetura, Cinema, Filosofia e Sociologia.

Curadoria de Luís Ferro
Produção: Os Filhos de Lumière
Parcerias Institucionais: Coleção B e RUA DAS GAIVOTAS 6

Convidados:
Susana Mourão (Realizadora),
Marta Galvão Lucas (Realizadora),
José Alberto Ferreira (Diretor do Festival Escrita na Paisagem, no âmbito do qual o filme foi realizado).