Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Fevereiro 2013 – Outubro 2015

Fev
17
Dom
2013
O SABOR DO CINEMA – MOMENTO XXIII – 17 de Fevereiro @ Fundação de Serralves
Fev 17 @ 16:00 – 18:00
Sayat_Nova17 de Fevereiro de 2013:
Romance de Vila do Conde, de Manoel de Oliveira
O Poeta Louco, O Vitral e a Santa Morte, de Manoel de Oliveira
Fev
20
Qua
2013
ESCOLA NO CINEMA (1) OHAYO Bom Dia de Yasujiro Ozu @ Cinemateca Portuguesa
Fev 20 @ 11:00 – 13:00

Oyaho004Ohayo, Bom Dia, de Yasujiro Ozu, foi a obra escolhida para dar início ao programa piloto de Os Filhos de Lumière  “Escola no Cinema”, que conta já com o apoio da Cinemateca para uma primeira projecção do filme, numa sessão reservada aos alunos das escolas envolvidas no projecto.

Mar
3
Dom
2013
O SABOR DO CINEMA – MOMENTO XXIII @ Fundação de Serralves
Mar 3 @ 16:00 – 18:00

Quei_loro_incontri0203 de Março de 2013:

Aurélia Steiner / Melbourne, de Marguerite Duras
Mar
17
Dom
2013
O SABOR DO CINEMA – MOMENTO XXIII @ Fundação de Serralves
Mar 17 @ 16:00 – 18:30
Apunti_Pasolini17 de Março de 2013:
A Imitação, de Saguenail
Abr
7
Dom
2013
O SABOR DO CINEMA – MOMENTO XXIII – 7 de Abril @ Fundação de Serralves
Abr 7 @ 16:00 – 18:00
mon cas7773BLG207 de Abril de 2013:
O Meu Caso, de Manoel de Oliveira
Abr
21
Dom
2013
O SABOR DO CINEMA – MOMENTO XXIII – 21 de Abril @ Fundação de Serralves
Abr 21 @ 16:00 – 18:00
ailhadosamores_1b21 de Abril de 2013:
Out
31
Qui
2013
ESCOLA NO CINEMA (2): ANIKI BÓBÓ @ Cineteatro Municipa de Serpa
Out 31 @ 14:30 – 16:30

aniki bóbó2BLG2

 

A Associação Os Filhos de Lumière desenvolve, actualmente, através do Programa Estímulo à Melhoria das Aprendizagens da Fundação Calouste Gulbenkian, um projecto com a Escola Secundária de Serpa. No âmbito desta iniciativa, alunos e professores participaram em oficinas formativas, “Olhar à Volta” e “Filmar“, assim como no programa piloto “A Escola no Cinema“, que consiste em projecções acompanhadas de apresentação de pistas a desenvolver na sala de aula.

 O envolvimento da Cinemateca Portuguesa foi inestimável para o começo desta faceta do programa, através da projecção do filme “Bom Dia”, de Yasujiro Ozu, no dia 20 de Fevereiro de 2013, oferecendo uma valiosa experiência de visionamento de um filme em sala de cinema aos participantes.

Neste início de ano lectivo, vamos apresentar o filme “Aniki Bóbó”, de Manoel de Oliveira, no CineTeatro Municipal de Serpa, no dia 31 de Outubro de 2013, para professores e alunos,.

Nov
3
Dom
2013
O SABOR DO CINEMA – MOMENTO XXIV – 03 de Novembro @ Fundação de Serralves
Nov 3 @ 16:00 – 18:00
recordacoesdacasaamarela_1b
BARRES, Luc Moullet, 14′, 1984, França, legendado em português
RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, João César Monteiro, 122′, 1989, Portugal
O Sabor do Cinema – Momento XXIV – 3 de Novembro a 8 de Dezembro
Dizem que voa e abre todas as portas. Que cala a verdade mas fala todas as línguas. Que é o nervo da guerra embora não conheça dono. Que não tem cheiro e não faz a felicidade. Neste seu MOMENTO XXIVcrise oblige… – o Sabor do Cinema vai finalmente centrar-se sobre a esfera do dinheiro que incessantemente se cruza com a da arte dita sétima e industrial ao longo da história. Entre as mil e uma maneiras de escapar, no quotidiano, à ditadura da pasta (delicioso “Barres” de Luc Moullet) e a epopeia da ganância na pátria do capital (genial “Greed” de Eric von Stroheim). Entre o fascínio erótico do «vil metal» (tumultuoso “Rio do Ouro” de Paulo Rocha) e o reconhecimento do reino da imoralidade que o poder do graveto impõe (“L’Argent” de Robert Bresson, com todo o rigor a que o seu autor nos habituou). Entre o engenho lúcido e louco que a pelintrice engendra (os semi-auto-biográficos “Sapatos de Defunto” e o alter-self-portrait-em-cena de “As Recordações da Casa Amarela“, ambos assinados por João César Monteiro) e o jogo de máscaras que a aura do guito implacavelmente encena (The Idle Class” do corrosivo Charles Chaplin)
Nov
24
Dom
2013
O SABOR DO CINEMA – MOMENTO XXIV – 24 de Novembro @ Fundação de Serralves
Nov 24 @ 16:00 – 18:00

argent

– THE IDLE CLASS (Charlot, amador de golfe) Charles Chapl, 32′, 1921, EUA,

– L’ARGENT (O Dinheiro) Robert Bresson, 85′, 1983, França, legendado em português

O Sabor do Cinema – Momento XXIV – 3 de Novembro a 8 de Dezembro
Dizem que voa e abre todas as portas. Que cala a verdade mas fala todas as línguas. Que é o nervo da guerra embora não conheça dono. Que não tem cheiro e não faz a felicidade. Neste seu MOMENTO XXIV – crise oblige… – o Sabor do Cinema vai finalmente centrar-se sobre a esfera do dinheiro que incessantemente se cruza com a da arte dita sétima e industrial ao longo da história. Entre as mil e uma maneiras de escapar, no quotidiano, à ditadura da pasta (delicioso “Barres” de Luc Moullet) e a epopeia da ganância na pátria do capital (genial “Greed” de Eric von Stroheim). Entre o fascínio erótico do «vil metal» (tumultuoso “Rio do Ouro” de Paulo Rocha) e o reconhecimento do reino da imoralidade que o poder do graveto impõe (“L’Argent” de Robert Bresson, com todo o rigor a que o seu autor nos habituou). Entre o engenho lúcido e louco que a pelintrice engendra (os semi-auto-biográficos “Sapatos de Defunto” e o alter-self-portrait-em-cena de “As Recordações da Casa Amarela“, ambos assinados por João César Monteiro) e o jogo de máscaras que a aura do guito implacavelmente encena (The Idle Class” do corrosivo Charles Chaplin)
Dez
1
Dom
2013
O SABOR DO CINEMA – MOMENTO XXIV – 01 de Dezembro @ Fundação de Serralves
Dez 1 @ 16:00 – 18:00

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– QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO, João César Monteiro, 33′, 1971, Portugal

O RIO DO OURO, Paulo Rocha, 103′, 1999, Portugal

O Sabor do Cinema – Momento XXIV – 3 de Novembro a 8 de Dezembro
Dizem que voa e abre todas as portas. Que cala a verdade mas fala todas as línguas. Que é o nervo da guerra embora não conheça dono. Que não tem cheiro e não faz a felicidade. Neste seu MOMENTO XXIV – crise oblige… – o Sabor do Cinema vai finalmente centrar-se sobre a esfera do dinheiro que incessantemente se cruza com a da arte dita sétima e industrial ao longo da história. Entre as mil e uma maneiras de escapar, no quotidiano, à ditadura da pasta (delicioso “Barres” de Luc Moullet) e a epopeia da ganância na pátria do capital (genial “Greed” de Eric von Stroheim). Entre o fascínio erótico do «vil metal» (tumultuoso “Rio do Ouro” de Paulo Rocha) e o reconhecimento do reino da imoralidade que o poder do graveto impõe (“L’Argent” de Robert Bresson, com todo o rigor a que o seu autor nos habituou). Entre o engenho lúcido e louco que a pelintrice engendra (os semi-auto-biográficos “Sapatos de Defunto” e o alter-self-portrait-em-cena de “As Recordações da Casa Amarela“, ambos assinados por João César Monteiro) e o jogo de máscaras que a aura do guito implacavelmente encena (The Idle Class” do corrosivo Charles Chaplin)
Dez
8
Dom
2013
O SABOR DO CINEMA – MOMENTO XXIV – 08 de Dezembro @ Fundação de Serralves
Dez 8 @ 16:00 – 18:00

greed

– GREED (Aves de Rapina), Eric von Stroheim, 140′, 1924, EUA, legendado em português

O Sabor do Cinema – Momento XXIV – 3 de Novembro a 8 de Dezembro
Dizem que voa e abre todas as portas. Que cala a verdade mas fala todas as línguas. Que é o nervo da guerra embora não conheça dono. Que não tem cheiro e não faz a felicidade. Neste seu MOMENTO XXIV – crise oblige… – o Sabor do Cinema vai finalmente centrar-se sobre a esfera do dinheiro que incessantemente se cruza com a da arte dita sétima e industrial ao longo da história. Entre as mil e uma maneiras de escapar, no quotidiano, à ditadura da pasta (delicioso “Barres” de Luc Moullet) e a epopeia da ganância na pátria do capital (genial “Greed” de Eric von Stroheim). Entre o fascínio erótico do «vil metal» (tumultuoso “Rio do Ouro” de Paulo Rocha) e o reconhecimento do reino da imoralidade que o poder do graveto impõe (“L’Argent” de Robert Bresson, com todo o rigor a que o seu autor nos habituou). Entre o engenho lúcido e louco que a pelintrice engendra (os semi-auto-biográficos “Sapatos de Defunto” e o alter-self-portrait-em-cena de “As Recordações da Casa Amarela“, ambos assinados por João César Monteiro) e o jogo de máscaras que a aura do guito implacavelmente encena (The Idle Class” do corrosivo Charles Chaplin)
Fev
13
Qui
2014
ESCOLA NO CINEMA (3) AS DONZELAS DE ROCHEFORT de Jaques Demy @ Cineteatro Municipal de Serpa
Fev 13 @ 14:30 – 17:00

demoiselles-de-rochefort03BLG2

A Associação Os Filhos de Lumière desenvolve, actualmente, através do Programa Estímulo à Melhoria das Aprendizagens da Fundação Calouste Gulbenkian, um projecto com a Escola Secundária de Serpa. No âmbito desta iniciativa, alunos e professores participaram em oficinas formativas, “Olhar à Volta” e “Filmar“, assim como no programa piloto “A Escola no Cinema“, que consiste em projecções acompanhadas de apresentação de pistas a desenvolver na sala de aula.

 O envolvimento da Cinemateca Portuguesa foi inestimável para o começo desta faceta do programa, através da projecção do filme “Bom Dia”, de Yasujiro Ozu, no dia 20 de Fevereiro de 2013, oferecendo uma valiosa experiência de visionamento de um filme em sala de cinema aos participantes.

Neste início de ano lectivo, vamos apresentar o filme “As Donzelas de Rochefort ”, de Jacques Demy, no CineTeatro Municipal de Serpa, no dia 14 de Fevereiro de 2014, para professores e alunos.

Jan
24
Sáb
2015
CINECLUBE DAS GAIVOTAS (7) Ariel de Aki Kaurismaki @ Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Jan 24 @ 15:30 – 18:00

Ariel aki00008

 

A Associação Os Filhos de Lumière criou o Cineclube das Gaivotas no espaço cultural, DNA Lisboa, no bairro de Santos. As sessões são quinzenais, aos sábados.

Este é um Cineclube para todos aqueles que ficaram interessados em continuar o trabalho que desenvolveram durante as oficinas do programa O Mundo à Nossa Volta onde participaram e será uma forma de aprenderem mais sobre cinema. Aqui terão oportunidade de ver filmes, conhecer outros jovens interessados em cinema, trocar ideias, gostos, organizar projeções e fazer mais filmes.

Todos os participantes no programa O Mundo à Nossa Volta estão convidados a participar nestas sessões.

A sétima sessão terá lugar no sábado 24 de Janeiro de 2015 às 15h30 na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, com o filme ‘Ariel’ de Aki Kaurismäki, no âmbito do ciclo Harvard na Gulbenkian

Fev
4
Qua
2015
MOVING CINEMA: Les 400 Coups de François Truffaut @ Cinemateca Portuguesa
Fev 4 @ 11:00 – 13:00

LES 400 COUPS

No âmbito do projecto Moving Cinema, apresentação do filme de François Truffaut “Les 400 Coups” (Os 400 Golpes).

Essa sessão contará com a presença de vários alunos e professores das diversas escolas onde a associação desenvolve as suas actividades.

Moving Cinema reune três entidades que há longa data se dedicam á sensibilização ao cinema dentro e fora da escola através do contacto com obras chave da história do cinema aliado á experimentação do acto de filmar com o apoio de cineastas e profissionais de cinema: “Os Filhos de Lumière” em Portugal, “A Bao A Qu” na Catalunha, em Espanha e “Meno Avylis” na Lituânia.

Esse projecto – que recebeu o apoio da Europa Criativa – tem como objectivo pensar e desenvolver através de metodologias comuns, de uma prática e reflexão conjunta, novas formas de olhar o cinema (nacional, europeu e do mundo) e de o apreciar como forma de expressão artística e de conhecimento do mundo.

Para além dos encontros, seminários, projecções, site comum, edições, etc., que irão reunir três países em torno de um objectivo comum, será realizado em cada país um programa ao longo do ano (projecções, encontros com realizadores, oficinas, criação de um cineclube ) que entrará em diálogo com os outros dois. Este projecto integra vários parceiros em cada país destacando-se em Portugal a Cinemateca Portuguesa e o DNA Lisboa onde irão decorrer grande parte das actividades previstas na região de Lisboa.

Estas actividades serão articuladas com os vários programas pedagógicos da associação Os Filhos de Lumière, nomeadamente O Mundo à Nossa Volta através das oficinas Cinema cem anos de Juventude, O Primeiro Olhar, o CineClube das Gaivotas, a fim de explorar todas as formas e métodos de sensibilização e conhecimento de uma arte que apela ao prazer de descobrir as obras, á reflexão, á expressão artística, ao diálogo e partilha com os outros sobre aquilo com que se interroga, á familiarização com os espaços culturais, intervenção, integração, etc.

Fev
7
Sáb
2015
CINECLUBE DAS GAIVOTAS (8): A Estrada de Federico Fellini @ Cinemateca Portuguesa
Fev 7 @ 16:00 – 18:00

la strada2

A Associação Os Filhos de Lumière criou o Cineclube das Gaivotas no espaço cultural, DNA Lisboa, no bairro de Santos. As sessões são quinzenais, aos sábados, quer na sala Luís de Pina da Cinemateca Portuguesa, quer no espaço DNA Lisboa.

Este é um Cineclube para todos aqueles que ficaram interessados em continuar o trabalho que desenvolveram durante as oficinas do programa O Mundo à Nossa Volta onde participaram e será uma forma de aprenderem mais sobre cinema. Aqui terão oportunidade de ver filmes, conhecer outros jovens interessados em cinema, trocar ideias, gostos, organizar projeções e fazer mais filmes.

Todos os participantes no programa O Mundo à Nossa Volta estão convidados a participar nestas sessões.

 A sexta sessão terá lugar no sábado 10 de Janeiro de 2015 às 16h00 na Cinemateca Portuguesa com Sunrise (Aurora) de Friedrich W. Murnau.
Abr
10
Sex
2015
Moving Cinema: Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto @ Cinemateca Portuguesa
Abr 10 @ 15:30 – 17:30

Uma Pedra no Bolso

Projecção do filme “Uma Pedra no Bolso” de Joaquim Pinto. Esta sessão conta com a presença do realizador que irá falar sobre o seu processo de realização do filme e reflectir sobre isso com os jovens participantes.

A associação Os Filhos de Lumière está a desenvolver o projecto Moving Cinema, em parceria com a associação “A Bao A Qu”, em Espanha, e “Meno Avilys”, na Lituânia. Este projecto é apoiado pela Europa Criativa – Sub-Programa Média e tem como objectivo principal desenvolver a literacia cinematográfica junto das crianças e jovens, tema que tem vindo a ser tão debatido  em toda a Europa.

Abr
13
Seg
2015
Moving Cinema: O Sangue de Pedro Costa @ Cine-Teatro Marques Duque - Mértola
Abr 13 @ 11:00 – 13:15
o sangue 05
Projecção do filme “O Sangue” de Pedro Costa  no Cine-Teatro de Mértola. Esta sessão, aberta ao público, conta com a presença dos jovens participantes do programa pedagógico O Mundo à Nossa Volta, de uma turma de 11ºano de Técnicos de Animação Cultural da Escola Profissional ALSUD e de Teresa Garcia e Rossana Torres, cineastas, responsáveis da associação Os Filhos de Lumière.
A associação Os Filhos de Lumière está a desenvolver o projecto Moving Cinema, em parceria com a associação “A Bao A Qu”, em Espanha, e “Meno Avilys”, na Lituânia. Este projecto é apoiado pela Europa Criativa – Sub-Programa Média e tem como objectivo principal desenvolver a literacia cinematográfica junto das crianças e jovens, tema que tem vindo a ser tão debatido  em toda a Europa.
Mai
11
Seg
2015
MOVING CINEMA: Xavier de Manuel Mozos @ Moagem - Fundão
Mai 11 @ 10:00 – 23:45
Xavier01BLG2
Projecções do filme “Xavier” de Manuel Mozos na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes de Fundão . Estas sessões, aberta ao público, contam com a presença do realizador Manuel Mozos que irá falar sobre o seu processo de realização do filme
A associação Os Filhos de Lumière está a desenvolver o projecto Moving Cinema, em parceria com a associação “A Bao A Qu”, em Espanha, e “Meno Avilys” e na Lituânia, os Encontros Cinematográficos de Fundão, a Cinemateca Portuguesa…. Este projecto é apoiado pela Europa Criativa – Sub-Programa Média e tem como objectivo principal desenvolver a literacia cinematográfica junto das crianças e jovens, tema que tem vindo a ser tão debatido  em toda a Europa.
Horários das sessões e mais informações em breve
Mai
25
Seg
2015
MOVING CINEMA: O Sangue de Pedro Costa @ Cinemateca Portuguesa
Mai 25 @ 15:30 – 18:00

o sangue 01

Projecção do filme “O Sangue” de Pedro Costa. Esta sessão conta com a presença do realizador que irá falar sobre o seu processo de realização do filme e reflectir sobre isso com os jovens participantes.

A associação Os Filhos de Lumière está a desenvolver o projecto Moving Cinema, em parceria com a associação “A Bao A Qu”, em Espanha, e “Meno Avilys”, na Lituânia, a Cinemateca Portuguesa… Este projecto é apoiado pela Europa Criativa – Sub-Programa Média e tem como objectivo principal desenvolver a literacia cinematográfica junto das crianças e jovens, tema que tem vindo a ser tão debatido  em toda a Europa.

Out
29
Qui
2015
MOVING CINEMA no DocLisboa: Želimir Žilnik @ Cinemateca Portuguesa
Out 29 @ 15:30 – 18:00

Little_Pioneers

A associação Os Filhos de Lumière está a desenvolver o projecto Moving Cinema, em parceria com a associação “A Bao A Qu”, na Catalunha, “Meno Avilys”, na Lituânia, Centre for the Moving Image, na Escócia, a Cinemateca Francesa e a Cinemateca Portuguesa… Este projecto é apoiado pela Europa Criativa – Sub-Programa Média e tem como objectivo principal desenvolver a literacia cinematográfica junto das crianças e jovens.

Neste âmbito os jovens vão participar no dia 29 numa das sessões dedicadas por DocLisboa, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, à Želimir Žilnik  que irá estar presente e disponível para conversar com o público presente.

As primeiras curtas metragens de Želimir Žilnik são fundadoras do movimento de jovens cineastas Jugoslavos a quem foi dado o nome de Vaga Negra (Black Wave), no final da década de 1960. A esse nome de Vaga Negra, usado pelos seus detractores com uma irónica referência à Nova Vaga francesa, Žilnik responde com o Black Film (Filme Negro), de 1971. Os primeiros quatro filmes, realizados num tempo curto, traçam um retrato pouco abonatório do país, concentrando -se nos mais desfavorecidos, desempregados em The Unemployed, jovens sem rumo em Newsreel, crianças negligenciadas, já em ruptura com a sociedade, em Little Pioneers.

Em June Turmoil, as manifestações de descontentamento dos estudantes adquirem um cariz mais claramente político e crítico do regime Jugoslavo da época. Não obstante, em todos os filmes que aqui descobrimos, Žilnik recusa tratar aqueles que retrata como vítimas, e procura, pelo contrário, mostrar a sua força, a sua energia e a sua inexorável vitalidade. O último filme da sessão, porventura o mais polémico, será talvez aquele que também nos pode trazer mais facilmente a situações que bem conhecemos, como é o caso dos sem -abrigo. Aqui, mais ainda do que o drama dos próprios, a revolta de Žilnik, personagem e realizador, que recusa a inevitabilidade e a indiferença, marca o filme.

Filmes da sessão:

Žurnal o omladini na selu, zimi  (Reportagem na Cidade da Juventude, no Inverno)Ano:

1967 Duração:15’

O documentário foi rodado em aldeias, nos arredores de Novi Sad – Bukovac, Krčedin e Futog. A câmara centra-se nos jovens e no seu tempo livre em adegas, bailes, ruas da aldeia e bares. Os protagonistas são homens e mulheres jovens, espirituosos e enérgicos. Divertem-se, mas gostariam de estar noutro sítio qualquer.

Nezaposleni ljudi (O Desempregado)

Ano: 1968 Duração: 13’

O filme apresenta uma série de retratos e situações em que as pessoas se encontravam, após se tornarem redundantes, durante o período de reformas económicas que deveriam estabelecer uma economia de mercado na Jugoslávia. Em entrevistas, as pessoas expressam as suas dúvidas e confusão, pois esperavam que o socialismo lhes trouxesse mais segurança social.

Pioniri maleni mi smo vojska prava, svakog dana ničemo ko zelena trava (Pequenos Pioneiros)

Ano: 1968 Duração: 18’

Crianças socialmente negligenciadas, a tomarem conta de si mesmas, atrevem-se a roubar e a violar a lei. Discutem com pais, que não só não os compreendem, como também não nutrem sentimentos por eles. Em contraponto, vemos um programa de televisão onde o popular actor e apresentador Gula (Dragoljub Milosavljevic) se dirige a crianças felizes e despreocupadas.

Lipanjska Gibanja (Manifestações de Junho)

Ano: 1969 Duração: 10’

O filme documenta manifestações de estudantes, em Belgrado, em Junho de 1968. Žilnik imerge um actor profissional numa situação de vida real: Stevo Žigon declama, em frente a uma imensa multidão, o monólogo de Robespierre extraído de Dantons Tod (A Morte de Danton), de Büchner.

Žilnik passa de observador a participante activo da história, um realizador.

Crni film  (Filme Negro)

Ano: 1971 Duração: 14’

Uma noite, Žilnik apanha um grupo de sem-abrigo das ruas de Novi Sad e leva-os para casa. Enquanto eles se divertem, o realizador tenta “resolver o problema dos sem-abrigo”, levando com ele uma câmara de filmar como testemunha. Fala com assistentes sociais e pessoas comuns e até interpela polícias. Todos fecham os olhos perante o “problema”.