Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Janeiro 2016 – Janeiro 2017

Jan
19
Ter
2016
CINED – 2º Encontro dos Parceiros @ Associação Cultural Macondo
Jan 19 – Jan 22 all-day

20160120 CINED BUCAREST IMG_4853-1BLG2

Entre os dias 19 e 22 de Janeiro, decorreu em Bucareste, na Roménia, o segundo encontro do projecto CinEd, um programa de cooperação europeia em prol da educação para o cinema, promovido pelo Institut Français e da responsabilidade em Portugal, de Os Filhos de Lumière, em parceria nomeadamente com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a associação Luzlinar (Trancoso e Fundão), o Cinema Fora dos Leões (Évora) e a Entre Imagem (Mértola), e na Roménia de Macondo e Next.

Este encontro, orientado pela Nathalie Bourgeois, responsável pelo serviço pedagógico da Cinemateca Francesa, reuniu os parceiros de Portugal e Roménia, num momento que permitiu a discussão e reflexão sobre os cadernos pedagógicos que serão uma importante base de trabalho para professores, alunos e todos aqueles que se interessam pelo conhecimento dos filmes que farão parte do programa.

O CinEd, coordenado pelo Institut Français, associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.

Fev
17
Qua
2016
CINED – Encontro dos Parceiros @ Rua das Gaivotas 6 /Cinemateca Portuguesa
Fev 17 – Fev 19 all-day

 

20150923 Reunião com parceiros CINED_IMG_1122BLG2Vão se reunir em Lisboa todas as entidades parceiras no projecto CinEd para discussão e reflexão sobre, entre outre assuntos, os cadernos pedagógicos que serão uma importante base de trabalho para professores, alunos e todos aqueles que se interessam pelo conhecimento dos filmes que farão parte do programa.

O CinEd, coordenado pelo Institut Français, associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.

Em Portugal, o CinEd é desenvolvido em parceira com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a associação Luzlinar (Trancoso e Fundão), o Cinema-Fora-dos-Leões (Évora) e a Entre Imagem (Mértola) e tem o apoio da Direcção Regional da Cultura do Alentejo.

 

Fev
26
Sex
2016
MOVING CINEMA / CINED – Filmar 18 @ Escola Secundária Gabriel Pereira
Fev 26 @ 15:00 – Mar 19 @ 15:15
No âmbito da parceria entre Os Filhos de Lumière e a Direccção Regional de Cultura do Alentejo, está a decorrer em Évora, do dia 26 de Fevereiro até ao dia 19 de Março de 2016, uma oficina Filmar de iniciação ao cinema para professores e adultos, em colaboração com a Escola Secundária Gabriel Pereira e o Cinema-Fora-dos-Leões. Com esta formação, pretende-se desenvolver formas pedagógicas direccionadas para a sensibilização à linguagem e à matéria cinematográfica, estando também contemplado a introdução aos programas europeus CinEd e Moving Cinema.
Em abril vão realizar-se oficinas Filmar, em Lisboa e no Fundão, com datas de início previstas para 5 e 15 de abril respectivamente.
Mar
5
Sáb
2016
MOVING CINEMA / CINED – Filmar 18 – Filmagens @ Évora
Mar 5 @ 08:30 – 18:30
20160305 FILMAR 18 ÉVORA 2016 Grupo RT IMG_3679BLG2
Decorreu no dia 5 de Março de 2016 as filmagens de dois filmes colectivos no âmbitos da oficina Filmar 18 em Évora.
Cineastas-formadores: Teresa Garcia e Rossana Torres (realização), José Lã Correia (imagem e som), Maria Maranha (imagem e som).
No âmbito da parceria entre Os Filhos de Lumière e a Direccção Regional de Cultura do Alentejo, está a decorrer em Évora, do dia 26 de Fevereiro até ao dia 19 de Março de 2016, uma oficina Filmar de iniciação ao cinema para professores e adultos, em colaboração com a Escola Secundária Gabriel Pereira e o Cinema-Fora-dos-Leões. Com esta formação, pretende-se desenvolver formas pedagógicas direccionadas para a sensibilização à linguagem e à matéria cinematográfica, estando também contemplado a introdução aos programas europeus CinEd e Moving Cinema.
Emabril vão realizar-se oficinas Filmar, em Lisboa e no Fundão, com datas de início previstas para 5 e 15 de abril respectivamente.
Abr
5
Ter
2016
CINED – Filmar 20 @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Abr 5 @ 17:00 – 20:00

20160315 FILMAR Lisboa 2016 BLG2

Abr
15
Sex
2016
NO PAÍS DO CINEMA – CINED – MOVING CINEMA : Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto @ Auditório Soror Mariana
Abr 15 @ 21:30 – 23:45

Uma Pedra no Bolso

Sessão seguida de conversa com as cineastas Teresa Garcia e Rossana Torres da Associação Os Filhos de Lumière, organizada em parceria com o Cinema-Fora-dos-Leões, no âmbito dos programas europeus CinEd e Moving Cinema-

Mai
2
Seg
2016
MOVING CINEMA / CINED : apresentação Europa Criativa @ Cinema São Jorge - Sala 2
Mai 2 @ 14:30 – 18:00

20160502 Europa Criativa

Os Filhos de Lumière, associação cultural vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística, foi convidada pelo responsável do Media Desk do Europa Criativa, a apresentar no dia 2 de Maio, no Cinema São Jorge, em Lisboa, os projectos europeus de sensibilização ao cinéma CinEd (desde 2015) e Moving Cinema (desde 2014), que que têm sido desenvolvidos em colaboração com todos os países parceiros envolvidos.

Os dois projectos propõem de forma complementar a descoberta do cinema, explorando a sua riqueza e diversidade, como forma de conhecimento, de criação, de pensar e de imaginar o mundo.

Será ainda apresentado nesta sessão, na parte dedicada ao projectos desenvolvidos por Os Filhos de Lumière, o novo website do programa pedagógico “Cinema, cent ans de jeunesse”, dispositivo em que esta associação participa desde 2006, através de O Mundo à Nossa Volta, que integra actualmente 13 países da Europa, da América Central e América do Sul, numa prática e reflexão conjunta sobre a iniciação ao cinema dirigida a crianças e jovens. O site reúne importantes recursos pedagógicos que cruzam os projectos CinEd e Moving Cinema, e que poderão vir a ser utilizados por todos aqueles a quem esta actividade possa interessar.

Integram o painel Teresa Garcia e Rossana Torres, membros da direcção da associação Os Filhos de Lumière e responsáveis pela coordenação e implementação dos três  projectos em Portugal; Léna Rouxel, responsável pela coordenação geral do programa CinEd do Institut Français; e Isabelle Bourdon, em nome da Cinemateca Francesa, entidade parceira de ambos os projectos, e uma das responsáveis do programa pedagógico internacional Cinéma, Cent ans de jeunesse (Cinema, Cem Anos de Juventude).

A apresentação da sessão será feita pela Presidente do Conselho Diretivo do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, Filomena Serras Pereira. O segundo painel da sessão será dinamizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário.

Inscrições gratuitas e obrigatórias em geral@europacriativa.eu

Jul
13
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED – A Rapariga mais Feliz do Mundo de Radu Jude @ Polo Cultural das Gaivotas/Boavista
Jul 13 @ 21:30 – 23:30
Happiest Girl in the WorldBLG2
A Rapariga mais Feliz do Mundo, de Radu Jude (Roménia, 2009), será apresentado na quarta-feira 13 de Julho de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, em Lisboa.
Esta segunda sessão do ciclo de cinema No País do Cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será a primeira projecção ao ar livre de um conjunto de seis, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.
Este filme integra ainda o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.
O CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.
Jul
27
Qua
2016
CINED – Encontro dos parceiros – Balanço @ Uherské Hradiště Summer Film School
Jul 27 @ 14:00 – Jul 30 @ 12:30

20160729 CINED SYMPOSIUM REP.CHECA TG_IMG_7879BLG2

Ago
10
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – Pedro o louco, de Jean-Luc Godard @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Ago 10 @ 21:30 – 23:45
pierrot-le-fou
Pedro o Louco (Pierrot le Fou), de Jean-Luc Godard, será apresentado na quarta-feira 10 de Agosto de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, em Lisboa, na quarta sessão do ciclo de cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora.
Esta sessão integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será já a terceira projecção ao ar livre de um conjunto de cinco, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema.
Ago
24
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Os Chapéus de Chuva de Cherbourgo, de Jacques Demy @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Ago 24 @ 21:30 – 23:45

les parapluies

Quinta sessão do ciclo No País do Cinema, organizada com o apoio do Institut Français du Portugal.

Esta será a penúltima sessão integrada na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco.

Este filme integra o programa europeu Moving Cinema.

Set
9
Sex
2016
FILMAR 18 – Apresentação filmes finais @ Auditório Soror Mariana
Set 9 @ 18:00 – 19:30
20160415_FILMAR ÉVORA_O Encontro-03BLG2
Os dois filmes, “No Lugar da Primavera” e “O Encontro” realizados no âmbito da oficina Filmar 18, serão apresentados  no Auditório Soror Mariana, em Évora, na sexta-feira 9 de Setembro, pelas 18h00.Durante os meses de Fevereiro e Março de 2016, foi desenvolvida pela associação Os Filhos de Lumière uma acção de formação Filmar, na Escola Secundária Gabriel Pereira, com o apoio da Direccção Regional de Cultura do Alentejo,
Esta acção de formação para professores visa a experimentação das metodologias  e práticas de trabalho desenvolvidas nas oficinas com crianças e jovens, e enquadra-se no quadro de actividades dos projectos europeus CinEd e Moving Cinema.
A formação é creditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães

 

Cineastas-formadores: Teresa Garcia e Rossana Torres (realização), José Lã Correia (imagem e som), Maria Maranha (imagem e som).
Set
13
Ter
2016
FILMAR 20 e 21 – Apresentação filmes finais @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Set 13 @ 18:00 – 19:30
filmar-20-as-coisas-feitas-em-ferro-01blg2
Os filmes realizados no âmbito das oficinas Filmar 20 e Filmar 21, serão apresentados na Rua das Gaivotas6, na terça-feira 13 de Setembro, pelas 18h00. Durante os meses de Abril e Maio de 2016, foi desenvolvida pela associação Os Filhos de Lumière duas acções de formação Filmar, em Lisboa.
Estas acções de formação para professores visam a experimentação das metodologias e práticas de trabalho desenvolvidas nas oficinas com crianças e jovens, e enquadram-se no quadro de actividades dos projectos europeus CinEd e Moving Cinema.
A formação é creditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães
Set
14
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – O Espirito da Colmeia, de Victor Erice @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Set 14 @ 18:00 – 20:30

el_espiritu_de_la_colmena_02

Oitava sessão do ciclo No País do Cinema em Lisboa, na Rua das Gaivotas 6.

O ciclo prolongar-se-á até Dezembro com programação mensal na Rua das Gaivotas 6. 

 

Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema

Out
5
Qua
2016
CINED II – Encontro dos parceiros @ Cinémathèque Française
Out 5 @ 09:30 – Out 8 @ 12:30

20161005-cined-kick-off-tg-rtblg2

NO PAÍS DO CINEMA / CINED – Shelter de Dragomir Sholev @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Out 5 @ 18:00 – 20:15
Shelter 02
Shelter, de Dragomir Sholev, será apresentado na quarta-feira, 5 de Outubro de 2016, às 18h00, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, no âmbito do ciclo No País do Cinema, da associação Os Filhos de Lumière em Lisboa e do Cinema-Fora-dos Leões em Évora.

Este filme integra o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.

CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.
Out
15
Sáb
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – Em Construção, de José Luis Guerin @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Out 15 @ 21:00 – 23:45

en-construccion-01blg2

No âmbito de uma parceria com o Arquitecturas Film Festival, exibição do filme Em Construção (En Construcción) de José Luis Guerin seguido de uma conversa com os convidados José Manuel Martins, João Soares e Jorge Branquinho com curadoria de Luís Ferro.

Conversa

Para além da renovação do ambiente físico construído, a reabilitação urbana pressupõe uma profunda e invisível transformação interior. De acordo com Pierre Nora, a memória humana está ancorada aos espaços que habitamos física e mentalmente (Nora, 1989), e a sua transformação implica necessariamente uma revisão das noções de identidade e de memória individual e coletiva, uma vez que esses lugares são os fios que unem o passado ao presente. Os filmes En Construcción (2001) e Henriqueta, Uma Cartografia Íntima (2008-2012) exploram as noções de identidade e memória associadas à reabilitação urbana e serão comentados por um coletivo de cineastas e académicos ligados aos domínios da Arquitetura, Cinema, Filosofia e Sociologia.

Curadoria de Luís Ferro
Produção:Os Filhos de Lumière
Parcerias Institucionais: Coleção B e RUA DAS GAIVOTAS 6

Convidados:
José Manuel Martins (Diretor do Departamento de Filosofia da UÉ),
João Soares (Diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura da UÉ)
Jorge Branquinho (Cinema-fora-dos Leões)

Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema

 

Out
25
Ter
2016
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED II – Rentrée des Classes, de Jacques Rozier / Petite Lumière, de Alain Gomis @ Cinema São Jorge
Out 25 @ 14:00 – 16:00

still-rentree-1

O DocEscolas, do Festival DocLisboa, apresenta sessões de cinema para alunos dos vários graus de ensino, com debates a acompanhar os filmes, nomeadamente em parceria com Os Filhos de Lumière.

Projecção, seguida de conversa, de duas curtas-metragens da Colecção CinEd e de um filme realizado em contexto de oficinas de sensibilização ao cinema.

Rentrée des classes, de Jacques Rozier, 1955, França, 24 min

Numa pequena vila em Provence, um novo ano lectivo inicia-se. René não fez o trabalho de casa para as férias, por isso, atira a mochila ao rio. Quase a chegar à escola, René volta para trás em direcção à floresta. Rodeado pela natureza, submerso pela luz, permite-se à pequena extravagância de faltar à aula por umas horas até que, por acaso, reencontra a mochila.

Petite Lumière, de Alain Gomis, 2003, França, Senegal, 15 min

Dakar, Senegal. Fatima, uma rapariga de 8 anos, interroga-se, de cada vez que abre o frigorífico, se a luz permanece acesa quando fecha a porta do mesmo. Descobre que não. Fatima sai à rua, fecha os olhos, abre-os e volta a fechá-los… Será que as pessoas continuam a existir quando ela fecha os olhos

Uma Aventura no Rio – realizados pelos alunos da Escola de Mértola no âmbito do projecto “O Primeiro Olhar“.

Nov
2
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED: Como Eu Passei o Fim do Mundo, de Catalin Mitulescu @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Nov 2 @ 18:30 – 21:00

the-way-i-spent01blg2

 

Como Eu Passei o Fim do Mundo, de Catalin Mitulescu, será apresentado na quarta-feira 2 de Novembro de 2016, às 18h00, no espaço Rua das Gaivotas6, em Lisboa.

Cópia em versão original com legendas em português.

Bucareste, 1989 – último ano da ditadura de Ceausescu. Eva, 17, vive com os pais e o irmão de 7 anos, Lalalilu. Eva é bela. Apaixonada pela primeira vez, ela descobre as dolorosas incertezas da adolescência e a complexidade da vida adulta. Eva tem um sonho secreto de que apenas o seu irmão tem conhecimento: fugir da Roménia e viajar pelo mundo.

Sessão seguida de uma conversa com a equipa de Os Filhos de Lumière

 Este filme integra o programa europeu CinEd da responsabilidade da associação Os Filhos de Lumière em Portugal.

Jan
24
Ter
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – A Rapariga mais Feliz do Mundo de Radu Jude @ Cinemateca Portuguesa
Jan 24 @ 10:30 – 13:00

Happiest Girl in the WorldBLG2

Projecção do filme de Radu Jude seguida de uma conversa com uma equipa formada por cineastas e técnicos de cinema presente para dinamizar a sessão.

Este é também o lançamento da Plataforma do CinEd onde estarão disponíveis os filmes e recursos pedagógícos indispensáveis para o trabalho a desenvolver dirigido aos professores que estará activa a partir da segunda semana de Janeiro.

O CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinema Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.

O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas – filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto – Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar – desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema. (Mais informação em www.cined.eu.)

Todos os filmes da Colecção CinEd terão ainda legendas disponíveis nas 8 línguas dos países envolvidos e serão acompanhados por cadernos pedagógicos criados a partir de uma carta comum a todos os países, com critérios e regras partilhadas, que servirão de base de trabalho para professores, formadores, monitores e todos os interessados em desenvolver projectos de educação para o cinema.

Um dos propósitos destas sessões é também fazer o lançamento destes cadernos pedagógicos em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.