Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Outubro 2012 – Abril 2019

Out
12
Sex
2012
BORDILS-MOITA: 1º Encontro de trabalho na Moita @ Agrupamento de Escolas José Afonso
Out 12 @ 09:30 – Out 14 @ 18:00
EB Alhos Vedros 2_01
Duas professoras da Escola de Bordils e uma representação da equipa da associaçãoA Bao A Qu deslocam-se á Moita para conhecer todas as escolas e professores que participam noComenius RegioBordils-Moita”. Serão visitadas as três escolas do Agrupamento de Escolas José Afonsoque participam no intercâmbio: Escola Básica 2/3 José AfonsoEscola Básica deAlhos VedrosEscola Básica de Alhos Vedros nº 2. Educadores, professores e membros das associações envolvidas (A Bao A Qu e Os Filhos de Lumière) reunirão-se para apresentar as metodologias de trabalho em cada escola e partilhar experiências. Durante esta estadia, aEscola de Bordils e A Bao A Qu vão participar também no seminário “O Cinema como experiência – Abordagens Pedagógicas” que integra a XI Quinzena da Educação na Moita, apresentando algumas das experiências de criação cinematográfica na escola desenvolvidas há mais de sete anos de trabalho em conjunto.
Out
28
Seg
2013
BORDILS-MOITA: 2º Encontro de trabalho na Moita @ Agrupamento de Escolas José Afonso
Out 28 @ 09:30 – Out 29 @ 14:30

EB Alhos Vedros 2_01

Nove professoras da Escola de Bordils e uma representação da equipa da associação A Bao A Qu deslocam-se á Moita para conhecer todas as escolas e professores que participam no Comenius RegioBordils-Moita”. Serão visitadas as três escolas do Agrupamento de Escolas José Afonso que participam no intercâmbio: Escola Básica 2/3 José AfonsoEscola Básica deAlhos VedrosEscola Básica de Alhos Vedros nº 2. Educadores, professores e membros das associações envolvidas (A Bao A Qu e Os Filhos de Lumière) reunirão-se para apresentar as metodologias de trabalho em cada escola e partilhar experiências.

Jun
21
Sáb
2014
BORDILS MOITA – Exposição em Bordils – Catalunha @ Escola de Bordils
Jun 21 @ 18:30 – 19:30

Descobrir Bordils

As associações Os Filhos de Lumière e A Bao A Qu juntaram-se no biénio 2012-2014 para a realização do projecto: Descobrindo e construindo o património local e europeu através da criação audiovisual, desenvolvido no âmbito do programa Coménius Régio em parceria com as Câmaras Municipais da Moita e de Bordils  e com o Agrupamento de Escolas de Alhos Vedros e a Escola de Bordils.

Os alunos de Bordils vão dar a conhecer o seu trabalho e o trabalho dos alunos da Moita numa exposição no próximo dia 21 de junho em Bordils com a presença de representantes dos três parceiros portugueses. Na próxima semana, dia 28 de Junho, será inaugurada uma exposição em Alhos Vedros na Moita, que irá dar conta do trabalho realizado ao longo destes dois anos com a presença dos parceiros espanhóis. Em Portugal será lançado ainda “A Nossa Terra é um Mundo” um livro que reúne imagens e textos do trabalho desenvolvido durante os dois anos pelos alunos das duas escolas nos dois países.

programa em pdf

Jun
28
Sáb
2014
A NOSSA TERRA É UM MUNDO – Exposição (1)
Jun 28 @ 21:30 – Jul 5 @ 23:45

IMG_0632A

As associações Os Filhos de Lumière e A Bao A Qu (na Catalunha), as Câmaras Municipais da Moita e de Bordils, o Agrupamento de Escolas de Alhos Vedros e a Escola de Bordils, juntaram-se no biénio 2012 – 2014 para a realização do projecto: Descobrindo e construindo o património local e europeu através da criação audiovisual, um modelo de cooperação entre o município e a cultura, o conhecimento e a coesão social” desenvolvido no âmbito do programa Comenius Régio.

Durante dois anos, alunos e professores da escola de Bordils e do Agrupamento de Escolas José Afonso na Moita exploraram o mundo que os rodeia através da fotografia e do cinema, apoiados por cineastas e profissionais de cinema. Observaram, investigaram, filmaram, seleccionaram, montaram e partilharam, dando a conhecer a sua região, cultura e língua, as semelhanças e diferenças, as tradições e memórias, em volta de temas comuns: os bosques e as estações do ano, os espaços vazios, as hortas, os retratos, os ofícios, de cada lugar…

Os alunos de Bordils deram a conhecer o seu trabalho e o trabalho dos alunos da Moita numa exposição que decorreu a 21 de junho em Bordils com a presença dos participantes de Bordils e de representantes dos três parceiros portugueses. No dia 28 de Junho as 21h30, será inaugurada uma exposição na Praça da República, em Alhos Vedros na Moita, que irá dar conta do trabalho realizado ao longo destes dois anos nas duas regiões com a presença dos parceiros espanhóis.

Em Portugal será lançado em breve “A Nossa Terra é um Mundo” um livro que reúne imagens e textos do trabalho desenvolvido durante os dois anos pelos alunos das escolas de ambos os países.

Mai
27
Qua
2015
CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE / O PRIMEIRO OLHAR: Os Filmes da Moita – Coimbra @ Casa da Esquina
Mai 27 @ 17:30 – 19:00

CCAJ 2009 MOITA Flamingos vo-1   Apresentaçõ de filmes realizados no âmbito dos programas pedagógicos O Primeiro Olhar e Cinema, cem anos de juventude, desde 2007 no concelho da Moita.

Set
28
Qua
2016
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema, cem anos de juventude – Filme ensaio da escola E.B.1/JI Vale da Amoreira @ Centre de Experimentação Artística
Set 28 @ 18:00 – 19:15
 Passeio no Campo, o filme-ensaio realizado no âmbito do programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude, no ano lectivo 2015/2016 sobre o tema do clima-, pelos alunos da turma de 3º ano da
Escola E.B.1/JI Vale da Amoreira nº1, na Moita, será apresentado no dia 28 de Setembro de 2016, às 18h00  no CEA – Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira.
A sessão contará com a presença dos alunos, dos professores e dos cineastas orientadores da oficina.
Desde 2014, as oficinas “Cinema cem anos de Juventude” em desenvolvimento
nas regiões de Lisboa, Moita e Serpa, integram o projecto
da associação Os Filhos de Lumière, “O Mundo à Nossa Volta” apoiado pelo Programa PARTIS da
Fundação Calouste Gulbenkian.
Abr
27
Sáb
2019
CINED IV – Filmes em eco – Petite Lumière (Luzinha), de Alain Gomis e Nanuk, o Esquimó, de R.J.Flaherty @ Cinemateca Júnior
Abr 27 @ 15:00 – 17:30
No sábado 27 de Abril  de 2019 às 15h00 será apresentado na Cinemateca Júnior  o filme de Robert  J.Flaherty  “Nanuk, o Esquimó” (Nanook of the North) conjuntamente com o filme de Alain Gomis Petite Lumière (Luzinha), filme da colecção CinEd. seguida de uma conversa sobre as correspondências que existem entre estse filmes com Ana Eliseu  da associação Os  Filhos de Lumière.   
 
Inserido nas acções de formação do projecto CinEd, o programa “Filmes em Eco” tem por objectivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos professores com um grupo de alunos no decorrer da formação Crescer com o Cinema, e consiste num exercício de apropriação da metodologia para trabalhar filmes, que não pertencendo à colecção CinEd, são sugeridos nos cadernos pedagógicos, na rubrica “Filiações e Correspondências”, e que prolongam o diálogo entre filmes do país do cinema. 
 
Esta formação curta compõe-se de uma sessão de trabalho conjunto entre formadores e formandos para discutir ligações entre os filmes (o filme seleccionado um a projectar e os três da colecção já projectados anteriormente) e propor pistas pedagógicas para a análise do filme (antes e depois da projecção); uma projecção-conversa, em sala, com cineastas, professores e alunos; e uma sessão de trabalho autónomo dos professores com os alunos com acompanhamento dos cineastas formadores (tutoria).
 
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).
 
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa