Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Maio 2015 – Abril 2019

Mai
27
Qua
2015
CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE / O PRIMEIRO OLHAR: Os Filmes da Moita – Coimbra @ Casa da Esquina
Mai 27 @ 17:30 – 19:00

CCAJ 2009 MOITA Flamingos vo-1   Apresentaçõ de filmes realizados no âmbito dos programas pedagógicos O Primeiro Olhar e Cinema, cem anos de juventude, desde 2007 no concelho da Moita.

Jan
19
Ter
2016
CINED – 2º Encontro dos Parceiros @ Associação Cultural Macondo
Jan 19 – Jan 22 all-day

20160120 CINED BUCAREST IMG_4853-1BLG2

Entre os dias 19 e 22 de Janeiro, decorreu em Bucareste, na Roménia, o segundo encontro do projecto CinEd, um programa de cooperação europeia em prol da educação para o cinema, promovido pelo Institut Français e da responsabilidade em Portugal, de Os Filhos de Lumière, em parceria nomeadamente com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a associação Luzlinar (Trancoso e Fundão), o Cinema Fora dos Leões (Évora) e a Entre Imagem (Mértola), e na Roménia de Macondo e Next.

Este encontro, orientado pela Nathalie Bourgeois, responsável pelo serviço pedagógico da Cinemateca Francesa, reuniu os parceiros de Portugal e Roménia, num momento que permitiu a discussão e reflexão sobre os cadernos pedagógicos que serão uma importante base de trabalho para professores, alunos e todos aqueles que se interessam pelo conhecimento dos filmes que farão parte do programa.

O CinEd, coordenado pelo Institut Français, associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.

Abr
27
Sáb
2019
CINED IV – Filmes em eco – Petite Lumière (Luzinha), de Alain Gomis e Nanuk, o Esquimó, de R.J.Flaherty @ Cinemateca Júnior
Abr 27 @ 15:00 – 17:30
No sábado 27 de Abril  de 2019 às 15h00 será apresentado na Cinemateca Júnior  o filme de Robert  J.Flaherty  “Nanuk, o Esquimó” (Nanook of the North) conjuntamente com o filme de Alain Gomis Petite Lumière (Luzinha), filme da colecção CinEd. seguida de uma conversa sobre as correspondências que existem entre estse filmes com Ana Eliseu  da associação Os  Filhos de Lumière.   
 
Inserido nas acções de formação do projecto CinEd, o programa “Filmes em Eco” tem por objectivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos professores com um grupo de alunos no decorrer da formação Crescer com o Cinema, e consiste num exercício de apropriação da metodologia para trabalhar filmes, que não pertencendo à colecção CinEd, são sugeridos nos cadernos pedagógicos, na rubrica “Filiações e Correspondências”, e que prolongam o diálogo entre filmes do país do cinema. 
 
Esta formação curta compõe-se de uma sessão de trabalho conjunto entre formadores e formandos para discutir ligações entre os filmes (o filme seleccionado um a projectar e os três da colecção já projectados anteriormente) e propor pistas pedagógicas para a análise do filme (antes e depois da projecção); uma projecção-conversa, em sala, com cineastas, professores e alunos; e uma sessão de trabalho autónomo dos professores com os alunos com acompanhamento dos cineastas formadores (tutoria).
 
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).
 
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa