Outubro 2017 – Janeiro 2018
Sessão que irá marcar o início do terceiro ano do programa europeu CinEd, coordenado e dinamizado em Portugal pela associação “Os Filhos de Lumière”, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa- Museu do Cinema, sua parceira desde o início.
A sessão de trabalho, que vai decorrer no dia 9 de Outubro, entre as 9h30 e as 18h00, na Cinemateca Portuguesa, na sala Félix Ribeiro, irá reunir os participantes dos oito países envolvidos no programa (Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Bulgária, Finlândia e República Checa), e está aberta a todos aqueles que se interessam por uma actividade que visa o encontro com o cinema no meio escolar, mas também fora da escola, ligando associações e instituições culturais e educativas, escolas superiores de educação e universidades, cineastas e profissionais de cinema.
Estes encontros serão a ocasião para uma reflexão em torno da experiência e do trabalho já efectuado durante os dois primeiros anos de existência deste inédito programa. O evento contará com a projecção de filmes, a palavra de professores, realizadores, críticos e responsáveis de cinematecas vindos dos diferentes países participantes.
“Uma Pedra no Bolso”, o filme de Joaquim Pinto, que integra a Colecção CinEd, será apresentado nesta sessão às 14h00 na sala Félix Ribeiro, com a presença do realizador, que irá participar numa conversa com os convidados e demais público.
Nesta sessão haverá também uma apresentação e reflexão sobre diversas ferramentas disponibilizadas numa plataforma online, acessível a todos, criada para apoiar um trabalho directamente ligado aos filmes da colecção CinEd e à sua matéria cinematográfica. Teremos ainda o testemunho de alguns dos professores e participantes que, ao longo dos últimos dois anos, já tiveram em Portugal um contacto com esta importante experiência pedagógica.
Esta sessão faz parte de um encontro internacional, que reúne cerca de trinta participantes dos vários países, e que terá lugar entre os dias 9 e 12 de Outubro aqui em Lisboa. Trata-se de um encontro com o objectivo de definir e reflectir em conjunto sobre o trabalho a realizar em cada país e sobre a cooperação a estabelecer entre todos os parceiros nos anos de 2017 e 2018.
CinEd celebra a entrada no seu terceiro ano
O “CinEd” é um programa europeu de educação ao cinema coordenado pelo “Institut Français” (Paris) e 10 parceiros europeus provindos de 8 países, com o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia. É ao mesmo tempo uma colecção (uma escolha de filmes), uma pedagogia e o início de uma aventura …
Ø Uma colecção, uma escolha comum e um diálogo
A base do “CinEd” é, em primeiro lugar, composta por uma colecção de filmes, escolhidos em conjunto pelos parceiros do programa. Trata-se de uma escolha que não pretende abranger todo o cinema europeu, mas sim desenhar uma trajectória entre os filmes seleccionados, criando laços entre estes, os seus cineastas e os diferentes contextos europeus. Uma colecção de filmes escolhidos em conjunto por profissionais de cinema, facilmente acessíveis através de uma plataforma digital, respondendo à necessidade partilhada por cada parceiro de dar a descobrir aos jovens a sua própria cinematografia e a dos outros países europeus.
É “CinEd” é um diálogo: um elo entre os jovens e seus educadores, entre cineastas, autores reconhecidos e jovens realizadores da Europa. A escolha de obras de Pedro Costa, Joaquim Pinto, José Luis Guerín, Víctor Erice, Radu Jude, Jean-Luc Godard, Ermanno Olmi, Jacques Rozier ou Aki Kaurismäki, têm em comum uma preocupação pela selecção de obras com um cariz de atenção sobre a realidade. Tratam-se, em alguns casos, de primeiros filmes, mas sempre obras nas quais o cinema se reinventa e encontra uma nova juventude.
Ø Uma pedagogia aberta, uma abordagem e ferramentas comuns
Faltava tornar esta colecção viva e desejável. Para isso foi necessário trabalhar-se em torno de convicções, elaborar em conjunto uma metodologia adaptável a todas as situações, uma pedagogia progressiva e acessível a todos. Pôr em prática formações, criar recursos e ferramentas pedagógicas com qualidade foram os passos complementares deste trajecto.
Ø Uma utopia? O início de uma aventura
Hoje, o CinEd já abrange 8 países: Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Bulgária, Finlândia e República Checa. E tem como objectivo integrar novos parceiros e novos países ao longo dos anos.
Que os jovens portugueses tenham a oportunidade de descobrir um filme romeno, por exemplo, com o qual nunca se teriam cruzado se não fosse o “CinEd”, e vice versa, é um dos objectivos pedagógicos deste programa. Mas estes encontros e programas pensam-se ao longo do tempo. Por isso, a ambição deste projecto é oferecer aos jovens dos 6 aos 19 anos, ano após ano, um caminho educativo através de filmes de diferentes países a fim de formar um olhar na alquimia da diversidade, para que as ligações entre os filmes e as culturas se teçam e façam sentido. Será uma utopia esperar ver mais e mais jovens europeus crescer com e “no cinema” com o “CinEd”? A aventura está só a começar!
Decorreu no dia 28 de Outubro de 2017, no Polo Cultural Gaivotas/Boavista, o primeiro encontro que reúne os participantes (cineastas, professores e coordenadores) que acompanham as oficinas do programa Cinema, cem anos de juventude, do ano lectivo 2017/18, nas escolas.
Foi apresentado e discutido quer o programa quer o tema deste ano em trabalho: “Lugares, histórias”.
Neste âmbito foi apresentado e discutido o programa europeu CinEd, os filmes da colecção, a plataforma, o site web e o material pedagógico.
No dia 31 de Outubro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B. 2/3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, fizeram uma segunda sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2019 sobre o tema “Lugares, histórias“
O Encontro com as Escolas, que decorre anualmente na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do projecto internacional “O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude”, vai realizar-se no próximo dia 15 de Novembro de 2017.
Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, e envolvem professores e cineastas, são organizadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumiére, em parceria com a Cinemateca Portuguesa.
Pelas 11h00, na Sala Félix Ribeiro, dedicado a todos os participantes nestes projectos, será apresentado o filme “O Fantasma Apaixonado“(The Ghost and Mrs Muir), de Joseph L. Mankiewicz, a partir do qual iremos depois pensar e conversar sobre a forma como o realizador criou os lugares do seu filme e como escolheu filmar para melhor nos contar a sua história.
Relembramos que o tema de 2017-2018 em trabalho vai ser “Lugares, histórias”.
A apresentação dos filmes realizados por crianças e jovens na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do projecto internacional de sensibilização para o cinema “O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude”, decorreu no dia 15 de Novembro de 2017, com a presença dos seus autores.
Numa sessão aberta ao público, na sala Félix Ribeiro, foram apresentados os filmes finais das oficinas realizadas no ano lectivo 2016/2017 por escolas de Lisboa, Moita, Serpa e Mértola, que trabalharam ao longo do ano o tema: “O jogo no cinema”. Foram ainda apresentados alguns dos filmes realizados nos outros países participantes com as mesmas regras do jogo.
As proecções foram seguidas de uma conversa com os alunos que integraram em 2016/2017: o Clube de Cinema da Escola Pintor Almada Negreiros, o Clube de Cinema da Escola Marquesa de Alorna, o Clube de Cinema da Escola Secundária de Camões, a turma do 4º ano da Escola do Vale da Amoreira na Moita, o Clube de Cinema da Escola Secundária de Serpa e da Escola Abade Correia da Serra (em Serpa), a turma do 11ºC do Agrupamento de Escolas de Mértola. E ainda dos professores e cineastas que os acompanharam.
Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, e envolvem professores, alunos, cineastas e parceiros culturais, são coordenadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Os participantes nestas oficinas falaram sobre os processos de descoberta e de trabalho, sobre a sua própria experiência neste programa pedagógico e responderam a todas as questões que lhes foram colocadas.
No dia 17 de Novembro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, Sintra, fizeram uma segunda sessão da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2018 sobre o tema “Lugares, histórias” com visionamento de fragmentos de filmes.
Oficina orientada por Djanira Oliveira
No dia 21 de Novembro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B. 2/3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, fizeram uma terceira sessão da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2019 sobre o tema “Lugares, histórias“
No dia 5 de Dezembro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B. 2/3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, fizeram uma quarta sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2018 sobre o tema “Lugares, histórias” e foram fazer “reperagens” no jardim da Fundação Calouste Gulbenkian.
Oficina orientada por Teresa Garcia
com o apoio de José Lã Correia, Paulo Rangel e Petra Silva.
De Mota à Aldeia – 8.30m
O projecto Geração Bio, é promovido pela Câmara Municipal de Mértola e pretende efectuar uma abordagem informal, criativa e interactiva à educação e sensibilização dos públicos infanto-juvenis para a conservação da natureza e biodiversidade das áreas protegidas, tendo como enfoque o Parque Natural do Vale do Guadiana.
Os alunos descobrem a matéria do cinema vendo e analisando filmes. Criam depois as suas próprias histórias e entram na fase de rodagem do seu filme ocupando o papel de realizadores, assistentes de realização, anotadores, actores, operadores de câmara, responsáveis do som, etc. No final fazem a montagem.
Oficina orientada por Ana Eliseu (realização) com o apoio de Paulo Rangel e Petra Silva.
No dia 3 de Janeiro de 2018 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, fizeram uma quarta sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2018 sobre o tema “Lugares, histórias“. Durante esta sessão foram visionados e discutidos fragmentos de filmes relacionados com o tema em trabalho.
No dia 5 de Janeiro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, Sintra, fizeram uma quarta sessão da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2018 sobre o tema “Lugares, histórias” com o iníco das filmagens dos exercícios.
Oficina orientada por Djanira Oliveira com o apoio de José Lã Correia, Paulo Rangel e Petra Silva