Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Outubro 2017 – Janeiro 2018

Out
9
Seg
2017
CinEd III – Crescer com o cinema europeu @ Cinemateca Portuguesa
Out 9 @ 09:30 – 18:00

Uma Pedra No Bolso Still 3 site

Sessão que irá marcar o início do terceiro ano do programa europeu CinEd, coordenado e dinamizado em Portugal pela associação “Os Filhos de Lumière”, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa- Museu do Cinema, sua parceira desde o início.

A sessão de trabalho, que vai decorrer no dia 9 de Outubro, entre as 9h30 e as 18h00, na Cinemateca Portuguesa, na sala Félix Ribeiro, irá reunir os participantes dos oito países envolvidos no programa (Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Bulgária, Finlândia e República Checa), e está aberta a todos aqueles que se interessam por uma actividade que visa o encontro com o cinema no meio escolar, mas também fora da escola, ligando associações e instituições culturais e educativas, escolas superiores de educação e universidades, cineastas e profissionais de cinema.

Estes encontros serão a ocasião para uma reflexão em torno da experiência e do trabalho já efectuado durante os dois primeiros anos de existência deste inédito programa. O evento contará com a projecção de filmes, a palavra de professores, realizadores, críticos e responsáveis de cinematecas vindos dos diferentes países participantes.

Uma Pedra no Bolso”, o filme de Joaquim Pinto, que integra a Colecção CinEd, será apresentado nesta sessão às 14h00 na sala Félix Ribeiro, com a presença do realizador, que irá participar numa conversa com os convidados e demais público.

Nesta sessão haverá também uma apresentação e reflexão sobre diversas ferramentas disponibilizadas numa plataforma online, acessível a todos, criada para apoiar um trabalho directamente ligado aos filmes da colecção CinEd e à sua matéria cinematográfica. Teremos ainda o testemunho de alguns dos professores e participantes que, ao longo dos últimos dois anos, já tiveram em Portugal um contacto com esta importante experiência pedagógica.

Esta sessão faz parte de um encontro internacional, que reúne cerca de trinta participantes dos vários países, e que terá lugar entre os dias 9 e 12 de Outubro aqui em Lisboa. Trata-se de um encontro com o objectivo de definir e reflectir em conjunto sobre o trabalho a realizar em cada país e sobre a cooperação a estabelecer entre todos os parceiros nos anos de 2017 e 2018.

CinEd celebra a entrada no seu terceiro ano

O “CinEd” é um programa europeu de educação ao cinema coordenado pelo “Institut Français” (Paris) e 10 parceiros europeus provindos de 8 países, com o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia. É ao mesmo tempo uma colecção (uma escolha de filmes), uma pedagogia e o início de uma aventura …

Ø  Uma colecção, uma escolha comum e um diálogo

A base do “CinEd” é, em primeiro lugar, composta por uma colecção de filmes, escolhidos em conjunto pelos parceiros do programa. Trata-se de uma escolha que não pretende abranger todo o cinema europeu, mas sim desenhar uma trajectória entre os filmes seleccionados, criando laços entre estes, os seus cineastas e os diferentes contextos europeus. Uma colecção de filmes escolhidos em conjunto por profissionais de cinema, facilmente acessíveis através de uma plataforma digital, respondendo à necessidade partilhada por cada parceiro de dar a descobrir aos jovens a sua própria cinematografia e a dos outros países europeus.

É “CinEd” é um diálogo: um elo entre os jovens e seus educadores, entre cineastas, autores reconhecidos e jovens realizadores da Europa. A escolha de obras de Pedro Costa, Joaquim Pinto, José Luis Guerín, Víctor Erice, Radu Jude, Jean-Luc Godard, Ermanno Olmi, Jacques Rozier ou Aki Kaurismäki, têm em comum uma preocupação pela selecção de obras com um cariz de atenção sobre a realidade. Tratam-se, em alguns casos, de primeiros filmes, mas sempre obras nas quais o cinema se reinventa e encontra uma nova juventude.

Ø  Uma pedagogia aberta, uma abordagem e ferramentas comuns

Faltava tornar esta colecção viva e desejável. Para isso foi necessário trabalhar-se em torno de convicções, elaborar em conjunto uma metodologia adaptável a todas as situações, uma pedagogia progressiva e acessível a todos. Pôr em prática formações, criar recursos e ferramentas pedagógicas com qualidade foram os passos complementares deste trajecto.

Ø  Uma utopia? O início de uma aventura

Hoje, o CinEd já abrange 8 países: Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Bulgária, Finlândia e República Checa. E tem como objectivo integrar novos parceiros e novos países ao longo dos anos.

Que os jovens portugueses tenham a oportunidade de descobrir um filme romeno, por exemplo, com o qual nunca se teriam cruzado se não fosse o “CinEd”, e vice versa, é um dos objectivos pedagógicos deste programa. Mas estes encontros e programas pensam-se ao longo do tempo. Por isso, a ambição deste projecto é oferecer aos jovens dos 6 aos 19 anos, ano após ano, um caminho educativo através de filmes de diferentes países a fim de formar um olhar na alquimia da diversidade, para que as ligações entre os filmes e as culturas se teçam e façam sentido. Será uma utopia esperar ver mais e mais jovens europeus crescer com e “no cinema” com o “CinEd”? A aventura está só a começar!

CINED III – Encontro dos parceiros “Kick Off” @ Cinemateca Portuguesa
Out 9 @ 09:30 – Out 11 @ 18:30

20161005-cined-kick-off-tg-rtblg2

Out
20
Sex
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / O Primeiro Olhar 102 – Filmagem @ APPACDM, Lisboa
Out 20 @ 10:00 – 18:00
20171020 PRO 102 APPACDM rodagem_IMG_2696BLG2site
No dia 20 de Outubro de 2017 o grupo de adultos da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Lisboa teve uma sessão de filmagem do seu filme colectivo.
Esta oficina O Primeiro Olhar 102, integrada no projecto O Mundo à Nossa Volta,  decorre desde o dia 13 de  Janeiro de 2017.
Out
27
Sex
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / O Primeiro Olhar 102 – Filmagem @ APPACDM, Lisboa
Out 27 @ 10:00 – 16:00
20171027 PRO 102 APPACDM rodagem_IMG_3093BLG2site
No dia 27 de Outubro de 2017 o grupo de adultos da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Lisboa teve uma sessão de filmagem do seu filme colectivo.
Esta oficina O Primeiro Olhar 102, integrada no projecto O Mundo à Nossa Volta,  decorre desde o dia 13 de  Janeiro de 2017.
Oficina orientada pela cineasta Ana Eliseu.
Out
28
Sáb
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED / Cinema, cem anos de juventude @ Polo Cultural Gaivotas Boavista
Out 28 @ 09:30 – 18:00

20171028_CinEd-Formação professores©RT_0702_site

Decorreu no dia 28 de Outubro de 2017, no Polo Cultural Gaivotas/Boavista, o primeiro encontro que reúne os participantes (cineastas, professores e coordenadores) que acompanham as oficinas do programa Cinema, cem anos de juventude, do ano lectivo 2017/18, nas escolas.

Foi apresentado e discutido quer o programa quer o tema deste ano em trabalho: “Lugares, histórias”.

Neste âmbito foi apresentado e discutido o programa europeu CinEd, os filmes da colecção, a plataforma, o site web e o material pedagógico.

Out
31
Ter
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem @ Escola E.B.2.3 Marquesa de Alorna
Out 31 @ 14:30 – 16:30

20171031 CCAJ 2018 Alorna_IMG_4422BLG2site

No dia 31 de Outubro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B. 2/3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, fizeram uma segunda sessão  do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2019 sobre o tema “Lugares, histórias

Nov
15
Qua
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude – O Fantasma Apaixonado, de Joseph L. Mankiewicz @ Cinemateca Portuguesa
Nov 15 @ 10:30 – 13:30

 O Fantasma Apaixonado (Mrs Muir)-11BLG2site

O Encontro com as Escolas, que decorre anualmente na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do projecto internacional “O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude”, vai realizar-se no próximo dia 15 de Novembro de 2017.

Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, e envolvem professores e cineastas, são organizadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumiére, em parceria com a Cinemateca Portuguesa.

Pelas 11h00, na Sala Félix Ribeiro, dedicado a todos os participantes nestes projectos, será apresentado o filme “O Fantasma Apaixonado“(The Ghost and Mrs Muir), de Joseph L. Mankiewicz, a partir do qual iremos depois pensar e conversar sobre  a forma como o realizador criou os lugares do seu filme e como escolheu filmar para melhor nos contar a sua história.

Relembramos que o tema de 2017-2018 em trabalho vai ser “Lugares, histórias”.

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude – Apresentação dos filmes finais 2016-2017 @ Cinemateca Portuguesa
Nov 15 @ 15:30 – 18:00

20171115 CCAJ 2018 2ºEncontro Cinemateca_IMG_4571BLG2site

A apresentação dos filmes realizados por crianças e jovens na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do projecto internacional de sensibilização para o cinema “O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude”, decorreu no dia 15 de Novembro de 2017, com a presença dos seus autores.

Numa sessão aberta ao público, na sala Félix Ribeiro, foram apresentados os filmes finais das oficinas  realizadas no ano lectivo 2016/2017 por escolas de Lisboa, Moita, Serpa e Mértola, que trabalharam ao longo do ano o tema: “O jogo no cinema”. Foram ainda apresentados alguns dos filmes realizados nos outros países participantes com as mesmas regras do jogo.

As proecções foram seguidas de uma conversa com os alunos que integraram em 2016/2017: o Clube de Cinema da Escola Pintor Almada Negreiros, o Clube de Cinema da Escola Marquesa de Alorna, o Clube de Cinema da Escola Secundária de Camões, a turma do 4º ano da Escola do Vale da Amoreira na Moita, o Clube de Cinema da Escola Secundária de Serpa e da Escola Abade Correia da Serra (em Serpa), a turma do 11ºC  do Agrupamento de Escolas de Mértola. E ainda dos professores e cineastas que os acompanharam.

Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, e envolvem professores, alunos, cineastas e parceiros culturais, são coordenadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Os participantes nestas oficinas falaram sobre os processos de descoberta e de trabalho, sobre a sua própria experiência neste programa pedagógico e responderam a todas as questões que lhes foram colocadas.

Nov
17
Sex
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Visionamento de fragmentos de filmes @ Escola Secundária Miguel Torga
Nov 17 @ 14:15 – 16:15

20171117 CCAJ 2018 ES Miguel Torga_IMG_4622_site

No dia 17 de Novembro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, Sintra, fizeram uma segunda sessão  da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2018 sobre o tema “Lugares, histórias” com visionamento de fragmentos de filmes.

Oficina orientada por Djanira Oliveira

Nov
20
Seg
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude – Filmagem exercícios @ Escola Básica Moinhos da Arroja
Nov 20 @ 17:00 – 18:00
20171120 CCAJ 2018 Moinhos da Arroja_IMG_4684blg2site
No dia 20 de Novembro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B. Moinhos da Arroja, em Odivelas, fizeram uma segunda sessão  da ofinina do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2019 sobre o tema “Lugares, histórias” com visionamento de fragmentos de filmes e início dos exercícios.
Nov
21
Ter
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem @ Escola E.B.2.3 Marquesa de Alorna
Nov 21 @ 14:30 – 17:00

20171121 CCAJ 2018 ALORNA_IMG_4732BLG2site

No dia 21 de Novembro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B. 2/3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, fizeram uma terceira sessão da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2019 sobre o tema “Lugares, histórias

Dez
1
Sex
2017
NO PAÍS DO CINEMA – O Estudante de Praga, de Paul Wegener @ Auditório Soror Mariana
Dez 1 @ 21:30 – 23:30
Dez
5
Ter
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Reperagem @ Escola E.B.2.3 Marquesa de Alorna
Dez 5 @ 14:30 – 17:00

20171205 CCAJ 2018 ALORNA_IMG_4889_site

No dia 5 de Dezembro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B. 2/3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, fizeram uma quarta sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2018 sobre o tema “Lugares, histórias” e foram fazer “reperagens” no jardim da Fundação Calouste Gulbenkian.

Oficina orientada por Teresa Garcia
com o apoio de José Lã Correia, Paulo Rangel e Petra Silva.

Dez
15
Sex
2017
NO PAÍS DO CINEMA – Phoenix, de Christian Petzold @ Auditório Soror Mariana
Dez 15 @ 21:30 – 23:30
Dez
16
Sáb
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / Apresentação de filmes realizados durante o ano lectivo 2016-2017 na Amendoeira da Serra @ Amendoeira da Serra
Dez 16 @ 15:30 – 17:00
De Mota à Aldeia site
No sábado 16 de Dezembro de 2017 às 15h00 serão apresentados na Sociedade da Amendoeira da Serra, Mértola, quatro filmes realizados na Amendoeira e no Mosteiro no âmbito das oficinas Cinema, cem anos de Juventude e O Primeiro Olhar do programa O Mundo à Nossa Volta, da associação Os Filhos de Lumière.
Encontro de Jovens – 10 min.
Filme-ensaio (filme final) da turma de 11ºano do Agrupamento de Escolas de Mértola, no âmbito do programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude 2016-2017 sobre o tema  O Jogo.

De Mota à Aldeia – 8.30m

filme colectivo dos alunos de 12º ano do Agrupamento de Escolas de Mértola realizado no âmbito da oficina O Primeiro Olhar 99, em 2017, inserida no projecto “Sentir, Tecer e Criar – Novelo da Vida em Cinema” promovido pela ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola.
Sentir, Tecer e Criar – 20m (O Primeiro Olhar / Moving Cinema)
Documentário sobre o cilo da lã
O Projecto “Sentir, Tecer e Criar – Novelo da Vida em Cinema”, é promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola que tem como objectivo fomentar a inclusão, a participação activa dos jovens assim como dos idosos socialmente desfavorecidos, através de uma estratégia de dinamização artística e inclusiva que valoriza a sua identidade cultural e as competências quer dos jovens, quer das pessoas idosas das comunidades. Com uma turma do 12º ano do Curso Profissional de Turismo do Agrupamento de Escolas de Mértola realizou-se este filme baseado na recolha oral de histórias contadas por alguns dos habitantes da Amendoeira da Serra sobre como era namorar antigamente.
O Lobo  – 12 min
Filme colectivo dos alunos do 2º ano do Curso de Animadores Sociocultural da Escola Profissional Alsud, em Mértola, da oficina O Primeiro Olhar 100 no âmbito do projecto “Geração Bio”

O projecto Geração Bio, é promovido pela Câmara Municipal de Mértola e pretende efectuar uma abordagem informal, criativa e interactiva à educação e sensibilização dos públicos infanto-juvenis para a conservação da natureza e biodiversidade das áreas protegidas, tendo como enfoque o Parque Natural do Vale do Guadiana. 
Estas oficinas foram realizadas pela associação Os Filhos de Lumière em parceria com a associação Entre Imagem, a ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, a Escola Profissional Alsud e o Agrupamento de Escolas de Mértola, com o apoio do ICA, da Câmara Municipal de Mértola e do projecto europeu Moving Cinema.
Dez
18
Seg
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / O Primeiro Olhar 107 @ Jardim Infantil Pestalozzi
Dez 18 – Dez 22 all-day
PRO89 Pestalozzi-01BLG2site
Vai decorrer entre 18 e 22 de Dezembro de 2017, no Jardim Infantil Pestalozzi, O Primeiro Olhar 107, oficina de iniciação ao cinema, numa parceria entre a associação Os Filhos de Lumière, o Jardim-Infantil Pestalozzi e a Fundação Lucinda Atalaya.

Os alunos descobrem a matéria do cinema vendo e analisando filmes. Criam depois as suas próprias histórias e entram na fase de rodagem do seu filme ocupando o papel de realizadores, assistentes de realização, anotadores, actores, operadores de câmara, responsáveis do som, etc. No final fazem a montagem.

Oficina orientada por Ana Eliseu (realização) com o apoio de Paulo Rangel e Petra Silva.

Jan
3
Qua
2018
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Visionamento de fragmentos de filmes @ Escola Secundária de Camões
Jan 3 @ 13:30 – 15:00

20180103 CCAJ 2018 CamõesIMG_5292?site

No dia 3 de Janeiro de 2018 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, fizeram uma quarta sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2018 sobre o tema “Lugares, histórias“. Durante esta sessão foram visionados e discutidos fragmentos de filmes relacionados com o tema em trabalho.

Jan
5
Sex
2018
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem exercícios @ Escola Secundária Miguel Torga
Jan 5 @ 14:30 – 16:30

20180105 CCAJ 2018 ES Miguel Torga IMG_5314_site

No dia 5 de Janeiro de 2017 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, Sintra, fizeram uma quarta sessão  da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2018 sobre o tema “Lugares, histórias” com o iníco das filmagens dos exercícios.

Oficina orientada por Djanira Oliveira com o apoio de José Lã Correia, Paulo Rangel e Petra Silva

Jan
8
Seg
2018
CINED – O MUNDO À NOSSA VOLTA : apresentação dos projectos @ Polo Cultural Gaivotas Boavista
Jan 8 @ 16:30 – 19:30
20180108 POLO CULTURAL_164337_site
No dia 8 de Janeiro os representantes da associação Os Filhos de Lumière apresentaram o programa europeu CinEd e os programas pedagógicos inseridos no projecto O Mundo à Nossa Volta no âmbito de um evento organizado pelo Polo Cultural Gaivotas/Boavista para comemorar o seu segundo aniversário. Participaram  numa conversa em torno da produção e difusão cultural, além de Os Filhos de Lumière, as associações P.O.R.K., Rádio Quântica e Filho Uníco, com moderação de Miguel Abreu.
Foi ainda apresentado um pequeno filme intitulado “Notas sobre Os Filhos de Lumière”, que mostrou alguns aspectos do percurso desta associação sobre a sua prática de educação e sensibilização para o cinema, dirigida a crianças e jovens mas também a adultos.
Jan
9
Ter
2018
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Visionamento de fragmentos de filmes @ Escola E.B. 2/3 Marquesa de Alorna
Jan 9 @ 14:30 – 17:00
20180109 CCAJ 2018 Alorna_IMG_5320_site
No dia 9 de Janeiro de 2018 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B. 2/3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, fizeram uma quarta sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2017-2018 sobre o tema “Lugares, histórias“. Durante esta sessão foram visionados e discutidos fragmentos de filmes relacionados com o tema em trabalho.
Oficina orientada por Teresa Garcia com o apoio de Paulo Rangel e Petra Silva.