<\/a>ALAIN BERGALA \/ CRESCER NO CINEMA – 18 a 22 de fevereiro<\/strong><\/p>\nCr\u00edtico, cineasta, professor, ex-editor dos Cahiers du Cin\u00e9ma, Alain Bergala foi o conselheiro para o cinema de Jack Lang em 2000, sendo respons\u00e1vel pela elabora\u00e7\u00e3o do projecto de cinema no quadro do plano de cinco anos para a introdu\u00e7\u00e3o das artes no ensino. Dedicando-se ativamente \u00e0 quest\u00e3o da pedagogia do cinema, foi um dos fundadores do programa \u201cLe Cin\u00e9ma, cent ans de jeunesse\u201d\/\u201cCinema, Cem Anos de Juventude\u201d, sendo autor de L\u2019Hypoth\u00e8se cin\u00e8ma \u2013 Petit trait\u00e9 de transmission du cinema \u00e0 l\u2019\u00e9cole et ailleurs, obra de refer\u00eancia para a reflex\u00e3o sobre a inicia\u00e7\u00e3o ao cinema, a par de uma extensa bibliografia sobre cineastas como Jean-Luc Godard, Robert Bresson, Ingmar Bergman. Nos \u00faltimos anos Bergala tem comissariado v\u00e1rias exposi\u00e7\u00f5es relacionadas com o cinema, entre as quais \u201cVictor Erice: Abbas Kiarostami \u2013 Correspondances\u201d, preparando actualmente uma outra sobre a obra de Pier Paolo Pasolini.<\/p>\n
Atrav\u00e9s de cinco filmes cujos protagonistas fazem uma aprendizagem do \u201ccrescer na vida\u201d, ao longo de cinco sess\u00f5es organizadas num molde semelhante ao programa \u201cHist\u00f3rias do Cinema\u201d, Alain Bergala abordar\u00e1 o que significa \u201ccrescer no cinema\u201d.<\/p>\n
MOONFLEET<\/strong> O Tesouro de Barba Ruiva de Fritz Lang<\/strong><\/p>\ncom Stewart Granger, Jon Whiteley, Joan Greenwood, George Sanders, Viveca Lindfors<\/p>\n
Estados Unidos, 1955 \u2013 87 min \/ legendado em portugu\u00eas<\/p>\n
O universo de Stevenson, entre Treasure Island e Kidnapped, n\u00e3o teve melhor vers\u00e3o no cinema do que nesta obra-prima de Fritz Lang, que adapta o livro de outro escritor, J. Meade Falkner. A estranha hist\u00f3ria de um mi\u00fado, \u00f3rf\u00e3o, que se liga de amizade com um contrabandista. Juntos, partem \u00e0 descoberta do fabuloso diamante do Barba-Ruiva, escondido na cisterna de uma fortaleza. Um filme sublime.<\/p>\n
Seg. [18] 18:00 Sala Lu\u00eds de Pina<\/p>\n
A PERFECT WORLD<\/strong> Um Mundo Perfeito de Clint Eastwood<\/strong><\/p>\ncom Kevin Costner, Clint Eastwood, Laura Dern, T.J. Lowther<\/p>\n
Estados Unidos, 1993 \u2013 137 min \/ legendado electronicamente em portugu\u00eas<\/p>\n
Depois da consagra\u00e7\u00e3o e dos Oscars para o crepuscular UNFORGIVEN, Clint Eastwood d\u00e1 o lugar de vedeta a Kevin Costner, entregando-lhe o papel de um evadido que rapta uma crian\u00e7a com quem estabelece uma singular rela\u00e7\u00e3o de amizade. Clint \u00e9 o xerife que os persegue. A paisagem \u00e9 o Texas e o tempo as semanas que antecederam a visita do presidente John F. Kennedy a Dallas, onde foi assassinado. Uma das obras-primas de Eastwood.<\/p>\n
Ter. [19] 18:00 Sala Lu\u00eds de Pina<\/p>\n
PONETTE<\/strong> Ponette de Jacques Doillon<\/strong>
\ncom Victoire Thivisol, Delphine Schiltz, Matiaz Bureau Caton, L\u00e9opoldine Serre
\nFran\u00e7a, 1996 \u2013 97 min \/ legendado em portugu\u00eas<\/p>\nUm filme comovente que aborda a quest\u00e3o da morte do ponto de vista de uma crian\u00e7a. Ponette tem quatro anos quando a sua m\u00e3e morre num acidente de autom\u00f3vel. N\u00e3o acreditando na sua aus\u00eancia, Ponette fala com ela e espera-a, com a cren\u00e7a de que voltar\u00e1. A interpreta\u00e7\u00e3o magn\u00edfica de Victoire Thivisol valeu-lhe o pr\u00e9mio de melhor actriz em Veneza.<\/p>\n
Qua. [20] 18:00 Sala Lu\u00eds de Pina<\/p>\n
KHANE-YE DUST KOJAST?<\/strong> Onde Fica a Casa do Meu Amigo? de Abbas Kiarostami<\/strong>
\ncom Babak Ahmadpur, Ahmad Ahmadpur, Jodabajsh Defai, Mohammad Hosein Ruhi, IIran Otani, Ayat Ansari, Rafia Difai, Sedghed Tohidi, Peyman Mohafi
\nIr\u00e3o, 1987 \u2013 83 min \/ legendado electronicamente em portugu\u00eas<\/p>\nLeopardo de Bronze no Festival de Locarno, em 1989, o filme obteve extraordin\u00e1rio sucesso junto do p\u00fablico iraniano, e foi a obra que deu a conhecer internacionalmente Kiarostami. Homenagem ao poeta iraniano Soharabi Sepehri, cuja poesia ep\u00f3nima aparece logo no gen\u00e9rico inicial do filme. A leitura do poema convida a ser prudente na interpreta\u00e7\u00e3o demasiado realista do filme, sugerindo, “que esta hist\u00f3ria do mi\u00fado, em rutura e \u00e0 procura de aliados, pode bem ser uma f\u00e1bula ou uma par\u00e1bola”. (Laurent Roth)<\/p>\n
Qui. [21] 18:00 Sala Lu\u00eds de Pina<\/p>\n
MES PETITES AMOUREUSES<\/strong> de Jean Eustache<\/strong><\/p>\ncom Martin Loeb, Jacqueline Dufranne, Jacques Romain, Ingrid Caven<\/p>\n
Fran\u00e7a, 1974 \u2013 123 min \/ legendado electronicamente em portugu\u00eas<\/p>\n
Cr\u00f3nica terna e triste, MES PETITES AMOUREUSES (t\u00edtulo extra\u00eddo de Rimbaud, filmado em 35mm com uma extraordin\u00e1ria fotografia de Nestor Almendros) segue, de forma tocante, a entrada de um mi\u00fado na adolesc\u00eancia e o despertar da puls\u00e3o sexual. Filme vincadamente autobiogr\u00e1fico, escrito v\u00e1rios anos antes de LA MAMAN ET LA PUTAIN, foi um projecto longamente acalentado e um fracasso cr\u00edtico e comercial \u00e0 \u00e9poca. Constru\u00eddo \u00e0 volta da quest\u00e3o do olhar, \u00e9 o trabalho de Eustache que cont\u00e9m mais alus\u00f5es ao cinema, inscritas sobretudos nos di\u00e1logos.<\/p>\n
Sex. [22] 18:00 – Sala Lu\u00eds de Pina<\/p>\n