Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Ago 182019
 
Nos dias 9, 11 e 13 de Setembro de 2019 terá lugar na Escola Secundária Manuel Arriaga, uma oficina de formação para professores e mediatores culturais, O que é o cinema?, do programa CinEd, organizada em parceria com o Cineclube do Faial, na Horta.

Workshop de sensibilização à linguagem e matéria do cinema, a partir da visualização, análise e discussão de filmes, do ponto de vista da criação cinematográfica.  Apresentação e exploração dos múltiplos recursos pedagógicos produzidos no âmbito dos programas de cooperação europeia (e internacional) de educação ao cinema: CinEd, Moving Cinema e Cinema, Cem Anos de Juventude, disponibilizados em Sites e Plataformas, que poderão vir a ser utilizados mediante uma inscrição gratuita por quem quiser usufruir dessas ferramentas e meios. São lançadas pistas de trabalho sobre uma pedagogia de educação para o cinema, adaptável a diferentes idades, regiões, lugares, meios, dentro e fora da escola, que tem vindo a ser pensada, discutida, experimentada e partilhada há já largos anos com parceiros de vários países do mundo, através do projecto O Mundo à Nossa Volta (que a associação Os Filhos de Lumière coordena em Portugal há já 10 anos).

Inscrições: filhos.lumiere@gmail.com
O projecto O que é o cinema? é realizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e o Plano Nacional de Cinema (PNC), sendo especialmente relevante nos caminhos que as escolas têm vindo a abrir em métodos educativos alternativos

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária - Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França - Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - NEXT / Lituânia - Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.
Ago 152019
 


Sessão ao ar livre no pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | BoavistaO Comboio Mistério, de Jim Jarmusch, no âmbito do projecto "No País do Cinema" seguida de uma conversa com Luís Alves de Matos de Os Filhos de Lumière..

Desde o 10 de Julho de 2019, pelo quarto ano consecutivo, o projecto "No País do Cinema" da associação Os Filhos de Lumière integra-se na programação de Verão do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista: Lusco-Fusco.

Entre Julho e Setembro serão apresentados um conjunto de dezasseis filmes (em dez sessões) programados pela associação, em projecções ao ar livre no Pátio do Pólo, na Rua das Gaivotas 8
Ago 112019
 

O texto original de Bernard Eisenchitz sobre o filme de Vittorio de Seta, Diario di un Maestro, para o catálogo do ciclo Nos Caminhos da Infância foi publicado em francês no numéro 110 - Été 2019 da revista Trafic, fundada por Serge Daney.

O Ciclo de Cinema "Nos Caminhos da Infância" programado pela Associação Os Filhos de Lumière nos dias 30 e 31 de Outubro e 6 e 7 de Novembro de 2015 no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian foi realizado em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Fundação Lucinda Atalaia.
Ago 072019
 


Sessão ao ar livre no pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | BoavistaOs Salteadores, de Abi Feijó e Bab Sebta de Pedro Pinho e Frederico Lobo, no âmbito do projecto "No País do Cinema" seguida de uma conversa com Luís Alves de Matos de Os Filhos de Lumière..

Desde o 10 de Julho de 2019, pelo quarto ano consecutivo, o projecto "No País do Cinema" da associação Os Filhos de Lumière integra-se na programação de Verão do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista: Lusco-Fusco.

Entre Julho e Setembro serão apresentados um conjunto de dezasseis filmes (em dez sessões) programados pela associação, em projecções ao ar livre no Pátio do Pólo, na Rua das Gaivotas 8