No passado dia 10 de Março, pelas 15h30, decorreu mais uma sessão de cinema no âmbito do projecto Moving Cinema, com a projecção do filme “Xavier”, de Manuel Mozos.
A sessão teve lugar na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e contou com a presença de alunos da Escola Secundária Camões (Lisboa), membros do Cineclube das Gaivotas (grupo que faz parte do programa Jovens Programadores do projecto) e de público em geral.
Após a exibição do filme, foi dinamizada uma conversa entre o público, o realizador Manuel Mozos e a cineasta Rossana Torres, proporcionando, assim, um momento de reflexão colectiva sobre questões como o processo de criação do filme e o trabalho desenvolvido durante as fases de montagem e de pós-produção, sobre as ideias de desconstrução/reconstrução de espaços geográficos (reais e imaginados), sobre o simbolismo de determinadas imagens e opções de enquadramento, entre outros.
O Projecto Moving Cinema desenvolvido em conjunto pela associação cultural Os Filhos de Lumière com a associação Catalã A Bao A Qu, a associação Meno Avilys da Lituânia e Centre for the Moving Image(Escócia/Reino Unido), conta com o apoio da Europa Criativa – sub‐programa Média e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, visa dar a conhecer o cinema nacional e europeu através de projecções-conversas, encontros e outras actividades pedagógicas. Além da Cinemateca são parceiros deste projecto o Cinema-Fora-dos-Leões (Évora), Luzlinar (Trancoso, Fundão) e Entre Imagem (Mértola), entre outras entidades locais.
Neste âmbito, foram já organizadas sessões, também na Cinemateca Portuguesa, dos filmes "Uma Pedra no Bolso", de Joaquim Pinto, "O Sangue", de Pedro Costa, "Le Havre" de Aki Kaurismaki.
Comments