Os Filhos de Lumière, o Agrupamento de Escolas José Afonso em Alhos Vedros (Moita) e a Câmara Municipal da Moita juntaram-se para desenvolver um projecto de intercâmbio cultural e audiovisual com a associação A Bao A Qu, a Escola de Bordils e a Câmara de Bordils na Catalunha, no âmbito do programa Coménius Régio.
O projecto intitula-se “Descobrindo e construindo o património local e europeu através da criação audiovisual. Um modelo de cooperação entre a escola e o município pela cultura, o conhecimento e a coesão social” e está previsto desenvolver-se durante os anos lectivos de 2012-2013 e 2013-2014.
Ao longo destes dois anos os alunos de diferentes turmas e diferentes anos das duas regiões vão, a partir da criação audiovisual, trocar experiências e conhecimentos, e dar a conhecer a sua região e o que os rodeia: os espaços, os ofícios, os retratos, as línguas, os sons, a luz, o ambiente, a meteorologia, etc. Para esta partilha foi criado um blog (www.bordilsmoita.org) onde são expostos os trabalhos audiovisuais, fotográficos, vídeos e sons, complementados com textos, feitos pelos vários alunos dos dois países.
Pretende-se promover a escola enquanto motor de acção cultural e reforço do vínculo com a comunidade e a ligação com o exterior, avaliar o impacto das metodologias pedagógicas criativas e inovadoras que permitem aos alunos explorar plenamente as suas capacidades e dinamizar atividades de sensibilização ás artes junto da comunidade escolar que despertem para a criação de vínculos com o meio envolvente.
São organizadas várias mobilidades entre os dois países que se reflectem em momentos de trabalho, de discussão e reflexão.