Abr 122019
 

No âmbito da formação do programa CinEd IV – Crescer com o Cinema IV – que está a decorrer em Lisboa, realizou-se no dia 12 de Abril de 2019 uma sessão prática de filmagem para os professores e participantes na formação.
 
Olhar, ouvir, escolher o lugar e o enquadramento, estar atento aos sons, fazem parte de uma experiência insubstituível para sentir e perceber melhor o que é que está em jogo na realização de um plano e assim ter um acesso mais profundo aos elementos que vão ser tratados durante o trabalho sobre os filmes com os jovens.
 
Foram realizados quatro filmes individuais e um pequeno filme colectivo.
 
A formação é dirigida a todos os professores do ensino básico, secundário e especial, mas também a todos os interessados, mediadores culturais, responsáveis de bibliotecas escolares, etc. 
 
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).
 
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.