Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Jun 172017
 

Na quinta-feira 22 de Junho, às 15h00 serão apresentadas no Cine Teatro Marques Duque, em Mértola, três curtas-metragens realizadas na região no âmbito das oficinas Cinema, cem anos de juventude e O Primeiro Olhar do programa O Mundo à Nossa Volta da associação Os Filhos de Lumière em parceria com a associação Entre Imagem, a ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola, a Escola Profissional Alsud e o Agrupamento de Escolas de Mértola, com o apoio do ICA, da Câmara Municipal de Mértola.


Jun 162017
 

L'Intervallo (O Intervalo), de Leonardo di Costanzo, será apresentado na terça-feira 20 de Junho de 2017 às 15h30 na Cinemateca Portuguesa no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinEd, organizado pela associação Os Fihos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.

O projecto CinEd, da responsabilidade da Associação Os Filhos de Lumière em Portugal, é coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo permitir aos jovens europeus a descoberta da riqueza e da diversidade do cinema de cada país europeu.

Um dos propósitos desta sessão é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.

O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas - filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto - Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar - desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema.
Jun 122017
 
  O Espírito da Colmeia, de Victor Erice, será apresentado na sexta-feira 16 de Junho de 2017 às 21h30 no Auditório Soror Mariana em Évora, no âmbito do ciclo No País do Cinema numa sessão de Cinema-Fora-dos Leões / Universidade de Évora, em parceria com Os Filhos de Lumière.

Esta sessão está integrada no projecto europeu Moving Cinema, e foi organizada com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual assim como de: Departamento de Filosofia da Universidade de Évora | Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ) | Colecção B  | Fundação Eugénio de Almeida e  em parceria com o Programa AECID – Cooperación Española  (Embaixada de Espanha em Portugal e Instituto Cervantes de Lisboa)

Este filme integra ainda o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.
CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque), Ihme Filmi (Finlãndia) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media.
Jun 112017
 


Em 9 de Junho, terceiro e ultimo dia dos encontros internacionais de Cinema cent ans de jeunesse, foi apresentado o filme-ensaio "Encontro de Jovens" realizado em Mértola por os alunos da turma de 11ºC do Agrupamento de Escolas de Mértola, e mais uma vez o grupo de alunos que veio representar a turma que o realizou esteve presente para falar sobre o filme e partilhar com todos os outros participantes a sua experiência e o seu processo de trabalho.

Ao longo do dia foram assistindo e partilhando impressões sobre os filmes de outros grupos e de outras escolas e países apresentados e partilhados entre os participantes sobre o tema do jogo no cinema a partir dos filmes que viram e das mesmas regras do jogo.
Jun 082017
 


Em 8 de Junho de 2017, no segundo dia dos Encontros Internacionais de Cinema cent ans de jeunesse que decorrem ao longo de três dias na Cinemateca Francesa e reunem participantes de 14 países em torno do cinema, o grupo de alunos que veio representar o clube de cinema da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, falou com o público presente após a projecção do seu filme-ensaio na grande sala Henri Langlois sobre os processos de criação (respondendo sobretudo ás perguntas que lhes foram colocadas).
Ao longo do dia foram assistindo e partilhando impressões sobre os filmes de outros grupos e de outras escolas e países apresentados e partilhados entre os participantes sobre o tema do jogo no cinema a partir dos filmes que viram e das mesmas regras do jogo.
Jun 072017
 



Em 7 de Junho de 2017, no primeiro dia dos Encontros Internacionais de Cinema cent ans de jeunesse que decorrem ao longo de três dias na Cinemateca Francesa e reunem participantes de 14 países em torno do cinema, o grupo de alunos que veio representar o clube de cinema da Escola E.B.2.3 Marquesa de Alorna falou com o público presente após a projecção do seu filme-ensaio na grande sala Henri Langlois sobre os processos de criação (respondendo sobretudo ás perguntas que lhes foram colocadas).
Ao longo do dia foram assistindo e partilhando impressões sobre os filmes de outros grupos e de outras escolas e países apresentados e partilhados entre os participantes sobre o tema do jogo no cinema a partir dos filmes que viram e das mesmas regras do jogo.