Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Set 272018
 
O filme Les Glaneurs et la Glaneuse / Os respigadores e a Respigadora de Agnès Varda será apresentado na quinta-feira 11 de Outubro, às 19h00, na Cinemateca Portuguesa, numa sessão pensada e programada pelo Cineclube das Gaivotas, iniciativa da associação cultural Os Filhos de Lumière para o fomento de jovens programadores.

As programações de cinema feitas pelos jovens e para os jovens têm um valor duplo: a formação profunda dos jovens que fazem parte do grupo de programadores (Cineclube das Gaivotas), e por outro lado a inovação na forma de ir ao encontro dos espectadores em geral.

A programação de filmes implica ver os mesmos com atenção, de modo a conhecer o trabalho dos realizadores, estabelecer relações, pensar como apresentar o filme ao público: as formas de acompanhá-lo, divulgá-lo, e assim descoberta e a apreciação do mesmo. Ao desenvolver estes processos, os jovens programadores criam uma ligação particular com o cinema que veem e programam, e transmitem aos outros.

O Cineclube das Gaivotas nasceu em 2014. A ideia era juntar, em Lisboa, um grupo de jovens entre os 15 e os 18 anos à volta do cinema – projetar e discutir filmes, fomentando a atividade de jovens programadores. O projeto cresceu e a Cinemateca acolheu algumas sessões do Cineclube, seguidas de conversa com a presença de convidados escolhidos em articulação com os filmes. Integrando o Moving Cinema, projeto europeu que reuniu jovens programadores dos países participantes, o Cineclube das Gaivotas programou uma sessão no âmbito do festival Doclisboa 2016 e estreou‐se o ano passado com um formato de sessões duplas em colaboração com os outros jovens programadores do Moving Cinema em Barcelona, Edimburgo e Vilnius. Esta será a sua oitava sessão pública, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, sempre aberta a novos jovens interessados em juntarem‐se para ver e discutir cinema.
Set 152018
 
Com a entrada do novo ano lectivo,  o serviço educativo da  Cinemateca Portuguesa  e a associação Os Filhos de Lumière  convidam os professores e mediadores cultural para uma sessão de divulgação das suas actividades regulares e novos projectos, no próximo dia 22 de setembro, entre as 10.00 e as 13.00, no espaço da  Cinemateca Júnior (Palácio Foz, Praça dos Restauradores).

Entre os novos projectos, destacamos  “Crescer com o Cinema”- Formação de Professores,  ministrado pela associação Os Filhos de Lumière, no âmbito do projecto europeu CinEd e em parceria com o Plano Nacional de Cinema.

O encontro que se pretende de diálogo e convívio informal, para além da divulgação de actividades e auscultação de contrapropostas, será o palco ideal para a demonstração de um conjunto de ferramentas pedagógicas e metodologias inovadoras no campo da Educação para o Cinema.  

 A entrada é livre, mediante inscrição prévia para o email cinemateca.junior@cinemateca.pt   

 Programa disponível aqui
Set 062018
 

 
Sessão ao ar livre no pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | BoavistaO Salão de Música (Jalsaghar), de Satyajit Ray, no âmbito do projecto "No País do Cinema" seguida de uma conversa com a equipa de Os Filhos de Lumière.. 

Desde o 4 de Julho de 2018, pelo terceiro ano consecutivo, o projecto "No País do Cinema" da associação Os Filhos de Lumière integra-se na programação de Verão do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista: Lusco-Fusco.

Entre Julho e Setembro serão apresentados um conjunto de quatorze filmes (em dez sessões) programados pela associação, em projecções ao ar livre no Pátio do Pólo, na Rua das Gaivotas 8