Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Set 142017
 

Céu sem Estrelas (Himmel ohne Sterne), de Helmut Käutner, será apresentado na sexta-feira 15 de Setembro de 2017 às 21h30 no Auditório Soror Mariana em Évora, no âmbito do ciclo No País do Cinema numa sessão de Cinema-Fora-dos Leões / Universidade de Évora, em parceria com Os Filhos de Lumière. Entrada livre.

Esta sessão está integrada no projecto europeu Moving Cinema, e foi organizada com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual assim como de: Departamento de Filosofia da Universidade de Évora | Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ) | Colecção B  | Fundação Eugénio de Almeida e do Goethe-Institut Portugal.
Set 132017
 

As inscrições para a oficina de iniciação ao cinema "Filmar para Conhecer", orientada pela associação Os Filhos de Lumiere no âmbito do Festival Silêncio, encontram-se abertas até ao próximo dia 21 de Setembro.
 
A oficina acontece entre os dias 25 e 30 de Setembro, das 16h30 às 19h30, e é de acesso livre. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição (http://docdro.id/MtBBqGs.

A oficina tem como ponto de partida a visualização e análise de filmes curtos e excertos de filmes, assim como a descoberta de textos de Maria Gabriela Llansol. De forma a dar a descobrir a linguagem do cinema e o sabor da criação cinematográfica, os participantes deixaram o estúdio para explorar o bairro e nele os lugares de eleição de cada um, com vista a escrever, filmar e montar uma curta metragem que resulte do imaginário pensado em conjunto.
 
A apresentação das curtas-metragens acontecem no dia 1 de Outubro, às 18h30, na Rua da Boavista 9.