Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Set 192019
 
A associação cultural Os Filhos de Lumière está a organizar uma nova formação de educação ao cinema para professores, mediadores culturais e adultos interessados - Crescer com o Cinema - que se irá realizar em Lisboa no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar.

Esta iniciativa do projecto CinEd será iniciada já a partir do próximo dia 28 de Setembro de 2019 (no qual serão realizadas as duas primeiras sessões desta acção) e se prolongará até meados do mês de Dezembro. Esta é uma formação que pretende envolver professores e professores bibliotecários (que possam também envolver um grupo de alunos na formação), mediadores culturais e outros adultos interessados.

A formação está assente na transmissão de uma metodologia participativa e inovadora através do contacto com a linguagem e a matéria do cinema, de uma criteriosa selecção de filmes disponíveis na plataforma CinEd e da experimentação prática dos múltiplos recursos pedagógicos trabalhados em cooperação pelos nove parceiros europeus.

A formação está dividida em 7 sessões, ao longo de três meses, e inclui 40 horas de formação (20 horas presenciais e 20 horas de trabalho autónomo) e é acreditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães.

informação e inscrição: filhos.lumiere@gmail.com

O calendário das sessões é o que se apresenta abaixo:

Crescer com o Cinema VI - Lisboa 2019
1ª e 2ª sessões// 28 de Setembro - Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (10h00-12h30)/(14:30h-17:30h)
3ª sessão// 9 de Outubro - 1ª projecção - Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (09h30-12h30)
4ª sessão// - 23 de Outubro - 2ª projecção - Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (09h30 - 12h30)
5ª sessão// 16 de Novembro - Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (09h30-12h30)
6ª sessão// 4 de Dezembro - 3ª projecção - Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (09h30 - 12h30)
7ª sessão// 14 de Dezembro - Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (hora da sessão a definir)
Set 112019
 

Sala cheia para a última sessão ao ar livre no pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista e a projecção de Stromboli, de Roberto Rossellini no âmbito do projecto "No País do Cinema" seguida de uma conversa com  a equipa de Os Filhos de Lumière.

Desde o 10 de Julho de 2019, pelo quarto ano consecutivo, o projecto "No País do Cinema" da associação Os Filhos de Lumière integrou-se na programação de Verão do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista: Lusco-Fusco.

Entre Julho e Setembro foram apresentados um conjunto de dezasseis filmes (em dez sessões) programados pela associação, em projecções ao ar livre no Pátio do Pólo, na Rua das Gaivotas 8.  
De Setembro a Dezembro, o ciclo continua no espaço cultural Rua das Gaivotas 6.