Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 669

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 674

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 687

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 692

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 697

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Suffusion_Widgets has a deprecated constructor in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/widgets/suffusion-widgets.php on line 10
CINED III – O Espírito da Colmeia, de Victor Erice – Cinemateca Portuguesa – Lisboa – 20.03.2018 » CinEd
Warning: Declaration of Suffusion_MM_Walker::start_el(&$output, $item, $depth, $args) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $data_object, $depth = 0, $args = NULL, $current_object_id = 0) in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/library/suffusion-walkers.php on line 39
Mar 212018
 



A seguir a projecção do filme O Espírito da Colmeia, de Victor Erice, no âmbito da sexta sessão da oficina CinEd – Crescer com o Cinema,  na Cinemateca Portuguesa na terça-feira 20 de Março de 2018, foi proposta uma conversa sobre o silêncio a partir da cena do pequeno almoço.

Na cena do pequeno almoço, o pai, Fernando, descobre, sem fazer perguntas, quem ajudou o fugitivo, lendo no rosto das filhas a sua reacção à melodia do relógio. Erice constrói esta sequência através dos olhares: são os olhares que dialogam, e é na troca de olhares que o espaço é construído, através de campos e contra-campos, sem um plano geral ou de conjunto, que nos mostre a relação das figuras entre si.

 

Propusemos, então, que fizessem a mise-en-scène da sequência. Do que é que precisamos para isso? Uma mesa, quatro cadeiras, 4 meninos para fazer as personagens de Ana, Isabel, Pai, Mãe. E ainda um realizador e um menino-câmara (de camisola vermelha). O realizador sentou os personagens à mesa, decidindo quem estava ao lado de quem, quem estava à frente de quem.

 

No ecrã iam sendo projectados fotogramas dos planos: à mesa os meninos dirigiam o olhar na mesma direcção que as personagens, enquanto o realizador e o menino-câmara se iam posicionando, à sua volta, a cada mudança de plano. Íamos dizendo quem estava a olhar para quem, e a dada altura, apercebemo-nos que Ana e Isabel tinham de trocar de lugar. Já no fim da sequência, discutiram sobre onde pôr a câmara no plano em que se vê o pai de lado, porque era claro que não podia ser na mesma posição dos planos anteriores, até que o realizador disse “então só se for em cima da Ana!” e a menina-Ana levantou-se e sentou-se o menino-câmara, e assim, descobriram o único plano subjectivo da cena.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)